domingo, 27 de outubro de 2013

AS 10 FOTOGRAFIAS MAIS TRISTES DA HISTÓRIA

Para se chegar ao resultado fiz uma compilação de reportagens e listas publicadas por jornais, revistas, sites especializados em fotografia, fotojornalismo e história. O objetivo da pesquisa era identificar quais eram as 10 fotografias mais tristes de todos os tempos. Participaram do levantamento as publicações: “Life”, “The Guardian”, “Der Spiegel”, “Telegraph”, “El Universal”, “The Pulitzer Prizes”, “Day Life”, “World’s Famous Photos”,  “Digital History”, “Listverse”, “Jornal Opção”, “Al Fotto”, “National Geographic” e “World Press Photo”. Obviamente que listas são sempre incompletas. Sabe-se que, como a percepção, a opinião — que foi a base da pesquisa —, é algo individual.
Entretanto, as 10 fotografias selecionadas, se não são unanimidades no meio jornalístico e fotográfico (e possivelmente não serão entre os leitores), são referências incontestes de alguns dos momentos mais cruéis da história. Eis, em ordem classificatória, as 10 fotografias selecionadas baseadas nas publicações pesquisadas.

Omayra Sanchez (1985)
A fotografia mostra Omayra Sanchez, uma menina de 13 anos que ficou presa em entulhos deixados pelo deslizamento causado pela erupção do vulcão Nevado del Ruiz, que arrasou com o povoado de Armero, Colômbia, em 1985. Os socorristas não conseguiram resgatá-la. Ela morreu cerca de 60 horas depois de ficar presa. A fotografia ganhou o World Press Photo de 1985 e se tornou uma mais comoventes da história. Fotografia: Frank Fournier

Biafra (1969)
A Guerra Civil da Nigéria ou Guerra do Biafra matou mais de um milhão de pessoas entre 1967 e 1970, principalmente de fome. Milhares de crianças foram acometidas de Kwashiorkor, patologia resultante da ingestão insuficiente de proteínas. O fotógrafo de guerra Don McCullin foi o primeiro a chamar a atenção para a tragédia. Fotografia: Don McCullin

Phan Thi Kim Phúc (1972)
Ganhadora do Prêmio Pulitzer em 1973 e a mais famosa fotografia de guerra de todos os tempos. Kim Phuc (a garotinha nua) corre ao longo de uma estrada perto de Trang Bang, no sul do Vietnã, após um ataque aéreo com napalm. Para sobreviver, Kim arrancou a roupa em chamas do corpo. Fotografia: Nick Ut

Execução de um Vietcong (1968)
Ganhadora do prêmio Pulitzer, a fotografia mostra Nguyen Ngoc Loan, chefe da polícia sul-vietnamita, disparando sua pistola contra a cabeça de Nguyen Van Lem, oficial Vietcong, em Saigon. Embora chocante, a fotografia não conta toda a história. O homem assassinado havia matado uma família.Fotografia: Eddie Adams

A fome no Sudão (1993)
Fotografia publicada em março de 1993 no “New York Times” e responsável pela ascensão de Kevin Carter como fotógrafo. Em 1994, Kevin ganhou o Prêmio Pulitzer de Fotografia. Embora a fotografia seja impactante, o abutre não estava tão próximo do menino como a fotografia sugere — fato que continua causando controvérsias entre jornalistas e fotógrafos. O garoto da foto chamava-se Kong Nyong e sobreviveu ao abutre, morreu em 2007. Kevin Carter, o fotógrafo, se matou em 1994. Fotografia: Kevin Carter

Hiroshima (1945)
A fotografia mostra o primeiro bombardeio atômico da história. Em 6 de agosto de 1945, a cidade de Hiroshima foi devastada pela bomba atômica de fissão denominada Little Boy, lançada pelo governo dos Estados Unidos, resultando em 258 mil mortos e feridos. Fotografia: George William Marquardt (piloto do avião)

Racismo nos Estados Unidos (1950)
A fotografia, que causou indignação em todo o mundo, mostra bebedouros separados para brancos e negros, na Carolina do Norte, Estados Unidos. Até a década de 1950, os afro-americanos não tinham direito a voto, eram segregados socialmente e compunham a parcela mais pobre da população norte-americana. Fotografia: Elliott Erwitt

Uganda (1980)
Fotografia feita por Mike Wells, em abril de 1980, mostra uma criança da província de Karamoja, Uganda, de mãos dadas com um missionário. O contraste entre as duas mãos serve como um lembrete do abismo que separa países desenvolvidos e subdesenvolvidos. A fotografia permaneceu inédita durante anos. Fotografia: Mike Wells

The Falling Man (2001)
Fotografia feita por Richard Drew, fotógrafo da Associated Press, mostrando um homem caindo da Torre Norte do World Trade Center, em Nova York, durante os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. Cinco anos após os ataques, o homem foi identificado como Jonathan Briley, de 43 anos, funcionário de um restaurante instalado na Torre Norte do World Trade Center. Entretanto, oficialmente, sua identidade nunca foi confirmada. Fotografia: Richard Drew

Mãe migrante (1936)
Um ícone da Grande Depressão e uma das fotos mais famosas dos Estados Unidos. Florence Owens Thompson, 32 anos, desolada por não ter comida para alimentar os filhos. Jornalistas americanos passaram décadas tentando localizar a mãe e seus sete filhos. No final dos anos 1970 ela foi encontrada, não prosperara muito. Vivia em um trailer. Fotografia: Dorothea Lange

sábado, 26 de outubro de 2013

CARTA AOS PROFESSORES

Linda homenagem a todos os funcionários da Escola Municipal Teodoro Campos, feita por uma mãe através de carta anônima, mas que a sabedoria foi além das palavras e da escrita.
A carta foi lida durante a realização da V Festa da Família, realizada no dia 25 de outubro de 2013.

A toda equipe da Escola Teodoro Campos, quero dizer que, escrevendo encontrei uma forma de agradecer a todos o que tem feito por nós.
Gostaria de estar aí na frente para dizer o quanto sou grata por tudo o que vocês fazem, mas não tenho coragem, sei que não conseguiria falar, mas quero agradecer aos professores por estar ensinando nossos filhos todos os dias.
Sei que a maioria das vezes vocês não são respeitados como deveriam ser, mas mesmo assim não desistem. Só temos a agradecer e pedir a Deus que ilumine todos vocês por onde quer que andem. Sei que muitas vezes deixam de cuidar de seus próprios filhos para virem cuidar dos nossos.
A vocês que arriscam suas vidas nas estradas, quero pedir ao Senhor que livre vocês de acidentes e que coloque anjos para estar protegendo suas famílias e seus lares.
A você diretora, que tem a responsabilidade de cuidar da escola, e em geral sei que não é uma tarefa fácil, mas está sempre procurando dar o melhor de si.
A vocês cantineiras, que cuidam da alimentação diária dos nossos filhos, que deixam tudo limpinho e organizado, muito obrigada!
Ao porteiro, obrigada por cuidar da segurança das nossas crianças.
À ex-diretora, que tanto lutou e continua contribuindo para o desenvolvimento da Escola.
Quero agradecer pelas festas que nos oferecem, proporcionando alegria a todos nós.
Obrigada aos motoristas que transportam nossos filhos.
Em nome de todos os pais e alunos, queremos parabenizar e agradecer a todos vocês e dizer o quanto são importantes para nós.
Peço desculpas pelos erros e faltas. Como mãe, peço a Deus que abençoe cada um de vocês!!
Obrigada!!!

(Autora: G. A. A. A.)

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A LENDA DOS PROFESSORES


Conta uma velha lenda que os professores são seres magistrais, meio humanos, meio mágicos. 
São humanos porque são limitados.
São mágicos porque podem transformar até um assunto pouco relevante em uma aula de dezenas de minutos. 
Nascem como humanos comuns na coletividade. 
Eles são muito especiais na individualidade e tem como missão a seguinte sequência de ações: nascer pra aprender, crescer e continuar aprendendo, acumular conhecimentos e experiências, aprender a ensinar, transmitir conhecimentos e a ensinar e prosseguir, sempre, aprendendo mais e mais. 
Dizem também que são seres meio reais e meio fantasiosos. 
Que jamais cometem erros, só uns enganos pontuais. 
Que sobrevivem fantasticamente com poucos recursos. 
Dizem as crianças: "Eles não trabalham; só dão aulas". 
São seres cuja estatura é inferiores a 2,5 metros, mas as extensões de suas influências são infinitas. 
São encontrados facilmente em vias públicas, porém recebem pouco reconhecimento. 
De noite, não dormem: elaboram e corrigem provas; preparam aulas e atualizam diários de classe. 
E são grandes sonhadores, sonham eternamente acordados, com um futuro melhor... 

terça-feira, 15 de outubro de 2013

DIA DO PROFESSOR

Interessante matéria da Revista de História da Biblioteca Nacional sobre o Dia do Professor.  O Dia do Professor é feriado no Brasil desde os anos 1960. De lá para cá, o país mudou muito, mas os profissionais continuam mal remunerados, com uma carga horária de trabalho desgastante e desvalorizados socialmente.Angélica Barros e Antonio Carlos Jucá
Quem quer ser professor no Brasil? Poucos.  Nos dias de hoje, somente 2% dos alunos do ensino médio mostram-se interessados na carreira docente, embora 1/3 deles tenha pensado, em algum momento, em segui-la. As razões para tanto desinteresse vão desde a baixa remuneração, à rotina desgastante ou mesmo à desvalorização social. Ser professor é um mau negócio. O resultado é que, hoje, faltam mais de 700.000 professores nos ensinos fundamental e médio.

Aqui, diferente de países como EUA, China e Índia, o Dia do Professor é feriado oficial. Comemorado no dia 15 de outubro, foi instituído nacionalmente em 1963 no governo de João Goulart. Seu início remete à década de 1930, quando grupos de professores católicos organizaram iniciativas para comemorar o “Dia da Mestra” e o “Nosso Primeiro Mestre” lançado pela Associação de professores Católicos do Distrito Federal (Rio de Janeiro, naquela época). A data - consagrada à Santa Tereza D’Ávila,  religiosa e escritora reconhecida, proclamada Doutora da Igreja pelo Papa Paulo VI -,  é associada ao Decreto Imperial de D. Pedro I, em 1827. Nele, o imperador ordenava a criação de escolas de “Primeiras letras” em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos do Império.
A criação de um dia comemorativo não significou, contudo, a valorização do professor. Sem dúvida, se olharmos de 1963 para cá, o Brasil avançou em muitos aspectos na educação: diminuiu consideravelmente o analfabetismo, colocou a quase totalidade da população infantil na escola e aumentou consideravelmente o ensino universitário. Tais avanços, no entanto, foram insuficientes e a educação brasileira é, ainda hoje, uma das piores do mundo. A principal razão disso é o desinteresse pelo magistério. Os melhores alunos tendem a se direcionar para carreiras mais bem remuneradas. Resultado: muitas vezes falta uma formação sólida àqueles que devem ensinar.
Outro problema real é a desvalorização social: nas escolas privadas é comum os professores ouvirem dos alunos que seus pais ganham mais ou que eles, professores, são seus empregados. Nas escolas públicas, a desvalorização vem quase sempre do desconhecimento, por parte dos próprios pais, da importância da educação. Junte-se a isso uma rotina desgastante, que inclui uma enorme carga horária de trabalho, dentro e fora de sala de aula.
Tudo isso ocorre no momento em que o Brasil sofre com a falta de mão de obra qualificada em todos os setores. Surge aí um estranho paradoxo: quanto maior a carência de mão de obra, maiores os salários nos diversos setores e, portanto, menos atrativa se torna a carreira do magistério. É preciso educar a população, mas quem vai fazê-lo?
O governo federal vem tentando responder a essa questão com o estímulo à docência. Por um lado, apoiando a multiplicação das licenciaturas. Por outro, concedendo bolsas e criando programas de incentivo à formação de professores. Falta ainda, no entanto, o reconhecimento expresso numa carreira estruturada e numa remuneração adequada.
Em um contexto tão negativo, poderíamos imaginar que os professores fossem uma espécie em extinção. No entanto, eles somam quase 2 milhões de profissionais em todo o Brasil, ensinando mais de 50 milhões de alunos. Nos últimos anos, a qualificação de grande parte dos docentes tem aumentado: percebe-se que eles respondem positivamente quando estimulados e apoiados.
Magistério não é sacerdócio, mas é vocação. Há uma magia indescritível em ensinar, que sem dúvida move a maior parte de nossos mestres a seguir em sua profissão. Há material humano. Há vontade de ensinar e aprender. O que falta é valorizar o professor não somente no seu dia, mas durante todo o ano.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

25 ANOS DA CONSTITUIÇÃO DE 1988


“Declaro promulgado o documento da liberdade, da democracia e da justiça social do Brasil”, disse há 25 anos o então presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Ulysses Guimarães, ao promulgar a nova Constituição Federal, em vigor até hoje. O Brasil rompia de vez com a Constituição de 1967, elaborada pelo regime militar que governou o país de 1964 até 1985.

O trabalho que resultou na “Constituição Cidadã” começou muito antes da Assembleia Constituinte e o fim da ditadura. A luta para acabar com o chamado “entulho autoritário” ganhou força com a derrota da Emenda das Diretas-Já, ou Emenda Dante de Oliveira, rejeitada por faltarem 22 votos, no dia 25 de abril de 1984.

Passadas duas décadas dos militares no Poder, com a restrição de vários direitos e depois da derrota na votação que instituiria o voto direto para presidente da República, lideranças políticas, como Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Luiz Inácio Lula da Silva, Miguel Arraes, Fernando Henrique Cardoso e muitos outros percorreram o Brasil para tentar unir a sociedade com o ideal de pôr um fim ao regime autoritário.

Com a impossibilidade de eleições diretas, o então governador de Minas Gerais, Tancredo Neves, passou a articular a disputa da eleição presidencial no Colégio Eleitoral, formado por deputados e senadores. Até então, só os militares participavam do processo. Tancredo convenceu os aliados, deixou o governo de Minas e se tornou o candidato das oposições. Uma das suas promessas de campanha era a convocação da Constituinte. Na disputa, o ex-governador mineiro venceu Paulo Maluf, candidato oficial dos militares.

Com a eleição de Tancredo, estava cada vez mais próxima a possibilidade do país deixar para trás os anos de ditadura e avançar para o regime democrático. Mas o sonho, no entanto, se viu ameaçado com a impossibilidade de Tancredo tomar posse em 15 de março de 1985, em virtude de uma crise de diverticulite. Internado às pressas no Hospital de Base do Distrito Federal, o presidente eleito fez uma cirurgia de emergência. No dia seguinte à sua internação, subiu a rampa do Palácio do Planalto o vice-presidente José Sarney. Com a morte de Tancredo, em 21 de abril de 1985, Sarney foi efetivado e deu andamento ao processo de transição.

Em 28 de junho de 1985, Sarney cumpriu a promessa de campanha de Tancredo e encaminhou ao Congresso Nacional a Mensagem 330, propondo a convocação da Constituinte, que resultou na Emenda Constitucional 26, de 27 de novembro de 1985. Eleitos em novembro de 1986 e empossados em 1º de fevereiro de 1987, os constituintes iniciaram a elaboração da nova Constituição brasileira. Ao todo, a Assembleia Constituinte foi composta por 487 deputados e 72 senadores.

A intenção inicial era concluir os trabalhos ainda em 1987. No entanto, as divergências entre os parlamentares, especialmente os de linha conservadora e os considerados progressistas, quase inviabilizaram o resultado da Constituinte e provocaram a dilatação do prazo. Foram 18 meses de intenso trabalho, muita discussão e grande participação popular até se chegar ao texto promulgado em 5 de outubro de 1988, por Ulysses Guimarães. Foi a primeira vez na história do país que o povo participou efetivamente da elaboração da Constituição. Além da apresentação direta de sugestões, a população acompanhou da galeria do plenário da Câmara os trabalhos dos constituintes.

A participação popular neste momento histórico da política brasileira pode ser traduzido em números: foram apresentadas 122 emendas, dessas 83 foram aproveitadas na íntegra ou em parte pelos constituintes na elaboração do texto final da Constituição. As emendas foram assinadas por 12.277.423 de brasileiros.


Fonte: Agencia Brasil

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

CRUZADINHA - CULTURA INDÍGENA


1) Eram as principais armas indígenas.
2) Chefe da tribo indígena.
3) A economia era baseada na _______________________, _______________________, __________________.
4) Pinturas, dentes e sementes eram usados como __________________________.
5) “Apelido” dos índios que não falavam o tupi.
6) Índios que habitavam o litoral atlântico.
7) Faziam potes, panelas e esculturas de _______________________.
8) Nome que se dava àquelas pessoas que se casavam com mais de uma pessoa.
9) Modo de andar dos índios. (Vestimentas)
10) Os índios dormiam em ________________________.
11) Religião dos indígenas.
12) O mesmo que comer carne humana.
13) Principal personagem religioso da tribo.
14) Grupo indígena do litoral que eram aliados aos portugueses.
15) Base da alimentação dos indígenas.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

CRUZADINHA - O CONTINENTE ASIÁTICO

Responda as perguntas sobre a Ásia e preencha a cruzadinha abaixo:

1) Uma das atividades econômicas de grande importância no continente asiático.
2) Único país da Ásia Setentrional.
3) País da Ásia Meridional mais importante economicamente.
4) Abrange a segunda maior potência econômica do planeta.
5) Um dos países que menos produz petróleo, de acordo com a ANP – Agência Nacional de Petróleo.
6) Maior exportador de petróleo do mundo.
7) Além de Israel e Japão, os _____________________________________ também realizam grandes investimentos na área da educação.
8) Monocultura cuja produção é destinada ao mercado externo.
9) Doença que teve origem no Sudeste Asiático e se espalhou por todo o sul da Ásia, Oriente Médio, Europa, e África.
10) País mais populoso do mundo.
11) Livro sagrado para os muçulmanos.
12) Base da alimentação das populações asiáticas.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

CRUZADINHA - POPULAÇÃO E ECONOMIA DA AMÉRICA


1) O _____________________________ é o país que tem a menor taxa de mortalidade infantil do continente americano.
2) O _________________ é o país que tem a menor expectativa de vida dos países do continente americano.
3) Os brasileiros são produto de uma __________________________ entre colonizadores europeus, índios que já viviam aqui e os escravos africanos.
4) O Deserto do Atacama cruza a Cordilheira dos __________________ por uma das mais belas estradas do mundo.
5) Forma a base da economia dos países da América Latina.
6) Brasil, México e _________________________ apresentam as principais e mais modernas áreas industriais do território latino-americano.
7) As principais zonas de desenvolvimento tecnológico da América são chamados de __________________.
8) Parque tecnológico de Stanford: _________________________________.
9) Compreende o comércio e a prestação de serviços.
10) Sigla de População Economicamente Ativa: _______________________.
11) A agricultura, a pecuária e o __________________________, juntamente com o Setor Secundário, compõem a maior parte do PIB de muitos países americanos.
12) Uma das maiores e mais antigas regiões industriais do mundo localiza-se nos: ____________________.
13) As _________________________ são as principais áreas de concentração das atividades do setor terciário.
14) No sul da ___________________________ há uma região industrial conhecida como Cinturão do Sul, onde se destacam as indústrias aeroespaciais e petroquímicas.
15) O desenvolvimento do setor terciário contribuiu para o aumento do ________________________.
16) Os especialista chamam o Deserto do Atacama de ____________________________, pois é o lugar mais seco do planeta.