MEU PASSATEMPO PREDILETO II: COLORIR
terça-feira, 31 de julho de 2012
ESCLARECIMENTO...
HÁ ALGUM TEMPO VENHO RECEBENDO EMAILS DE VCS COM DÚVIDAS E RECLAMAÇÕES A RESPEITO DE MINHAS POSTAGENS, PRINCIPALMENTE REFERENTES ÀS ATIVIDADES DE AUTORIA PRÓPRIA.
AS RECLAMAÇÕES SÃO, EM SUA MAIORIA, DE QUE NÃO ESTÃO CONSEGUINDO BAIXÁ-LAS OU COPIÁ-LAS.
DEFINITIVAMENTE NÃO ESTOU COMPREENDENDO ONDE ESTÃO AS DIFICULDADES, POIS NÃO BLOQUEIO NENHUMA DELAS, PORTANTO PODEM SER COPIADAS A VONTADE, DANDO OS DEVIDOS CRÉDITOS, É CLARO.
PEGO MUITA COISA BOA NA INTERNET, EM BLOGS DOS QUAIS TAMBÉM SOU SEGUIDORA ASSÍDUA. COMO NUNCA ENCONTREI DIFICULDADE EM COPIAR, NUNCA COLOQUEI DIFICULDADES NAS MINHAS... FIQUEM A VONTADE PARA FAZER O MESMO, PORÉM SE NÃO CONSEGUIREM, MANDEM-ME EMAIL QUE FAREI O POSSÍVEL EM ATENDÊ-LOS, O MAIS RAPIDAMENTE POSSÍVEL...
TER VCS COMO SEGUIDORES, PARCEIROS, COMPANHEIROS DE TRABALHO QUE LUTAM E BUSCAM MELHORIAS PARA NOSSOS ALUNOS, É UM VERDADEIRO PRAZER...
MUITÍSSIMO OBRIGADA!!!!
UM GRANDE ABRAÇO NO CORAÇÃO DE TODOS VCS E VOLTEM SEMPRE!!
segunda-feira, 30 de julho de 2012
sábado, 28 de julho de 2012
CRUZADINHA - POLUIÇÃO
DIVERSOS
TIPOS DE POLUIÇÃO
A poluição sonora ocorre
quando o som altera a condição normal de audição. Ela não se acumula no meio
ambiente, como as outras poluições,
mas causa danos ao corpo e à qualidade de vida. Ela é provocada pelo som das indústrias, canteiros de
obras, transporte, etc. Estes ruídos provocam ,além de alterações
comportamentais e orgânicas, como insônia, estresse,
depressão, perda de audição,
agressividade, perda de atenção e concentração, perda de memória, dores de
cabeça, aumento da pressão arterial, cansaço gastrite e úlcera, queda de
rendimento escolar e no trabalho, surdez . A OMS (Organização Mundial da
Saúde), decretou o dia 7 de maio o Dia do Silêncio. Para medir o nível de ruído
usa-se o decibelímetro.
Poluição das águas - As principais causas são poluição e contaminação por poluentes e esgotos através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle. Por isso, os governos têm incentivado a exploração de aqüíferos (grandes reservas de água doce subterrâneas). Na América do Sul, temos o Aquífero Guarani cuja maior parte fica no Brasil. Problemas gerados pela poluição das águas: cerca de 3 bilhões de habitantes vivem sem condições sanitárias. Um milhão não tem acesso à água potável, por isso espalham-se diversas doenças como diarréia, esquistossomose, hepatite e febre tifóide, que matam mais de 5 milhões por ano. Como solução para os problemas dos recursos hídricos, foi realizado no Japão, em 2003, o III Fórum Mundial de Água. Foram aprovadas medidas de preservação dos recursos hídricos. Estes documentos reafirmam a importância da água doce para a vida e saúde das pessoas e defende que, para que ela não falte, alguns desafios devem ser superados: o atendimento das necessidades básicas da população, a proteção dos ecossistemas e mananciais, a valorização da água, a divisão dos recursos hídricos e a eficiente administração dos recursos hídricos.
Poluição das águas - As principais causas são poluição e contaminação por poluentes e esgotos através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle. Por isso, os governos têm incentivado a exploração de aqüíferos (grandes reservas de água doce subterrâneas). Na América do Sul, temos o Aquífero Guarani cuja maior parte fica no Brasil. Problemas gerados pela poluição das águas: cerca de 3 bilhões de habitantes vivem sem condições sanitárias. Um milhão não tem acesso à água potável, por isso espalham-se diversas doenças como diarréia, esquistossomose, hepatite e febre tifóide, que matam mais de 5 milhões por ano. Como solução para os problemas dos recursos hídricos, foi realizado no Japão, em 2003, o III Fórum Mundial de Água. Foram aprovadas medidas de preservação dos recursos hídricos. Estes documentos reafirmam a importância da água doce para a vida e saúde das pessoas e defende que, para que ela não falte, alguns desafios devem ser superados: o atendimento das necessidades básicas da população, a proteção dos ecossistemas e mananciais, a valorização da água, a divisão dos recursos hídricos e a eficiente administração dos recursos hídricos.
Poluição do ar: Começou
com a Revolução
Industrial. As grandes cidades que sofrem os efeitos dessa poluição
são: São Paulo, Tóquio, Nova Iorque e
Cidade do
México, que estão na lista das mais poluídas do mundo. A
poluição é resultado da queima de combustíveis
fósseis como, carvão mineral e derivados do petróleo (gasolina e
diesel). A queima destes produtos lança monóxido de
carbono e dióxido de
carbono (gás carbônico) na atmosfera. Estes dois
combustíveis geram a energia que alimenta os setores
industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo.
Por isso, deixá-los atualmente é difícil. Esta poluição tem gerado doenças
respiratórias (bronquite, rinite
alérgica, alergias e asma).
E tem prejudicado os ecossistemas e o patrimônio
histórico e cultural em geral. Fruto desta poluição, a chuva
ácida mata plantas, animais e vai corroendo, monumentos históricos.
O clima também é afetado,
está aumentando a temperatura do planeta, causando o tão discutido Aquecimento
Global.
AGORA RESOLVA A CRUZADINHA:
1) Principal conseqüência da poluição do
ar: ____________
2) Destrói plantas e
até corroi monumentos: ____________
3) Problema de saúde causado pela poluição do ar:
__________________
4) A poluição do ar só começou a partir da:
_____________
5) Poluição que não se acumula no ambiente: ___________
6) Uma das cidades mais poluídas do mundo: ___________
7) A queima dos poluentes é importante porque: _________
8) A poluição do ar se dá pela queima de combustíveis:
________________________
9) Os principais poluidores do ar são: petróleo e
__________
10) A queima de combustíveis fosseis joga no ar: ________________________________
11) Aparelho que mede o som: ________________________
12) Uma das formas de contaminação da água: ______________________________
13) São grandes reservas de água subterrânea:
________________________
14) A poluição da água causa a falta de:
_______________
15) O Fórum Mundial das Águas aprovou medidas de preservação
dos ________________________
16) Maior Aquífero da América do Sul: _________________
17) O acordo Japonês para preservação da água
aconteceu no_____________________
RETIRADO DE: http://profclaugeohist.blogspot.com.br/
CRUZADINHA 9º ANO - GUERRA FRIA
CRUZADINHA GUERRA FRIA
1) Plano de ajuda, incentivado pelos EUA concedido à Europa
Ocidental, com o objetivo de conquistar novos
consumidores para as indústrias norte-americanas.
2) Conselho de Assistência Mútua que
visava ajudar o desenvolvimento econômico dos países socialistas.
3) Aliança
militar dos países comunistas sob a liderança da URSS.
4) Foi dividida em quatro zonas de
influências após a Segunda Guerra Mundial.
5) Disputa entre as duas superpotências
mundiais, colocando o mundo em constante estado de alerta em razão da
possibilidade de uma guerra e do uso de armas de destruição em massa.
6) Maior símbolo do território alemão
durante a Guerra Fria.
7) Conflito armado que começou no ano
de 1959 e terminou em 1975. Jovens, grupos pacifistas e a população
norte-americana em geral iam para as ruas pedir a saída dos Estados Unidos do
conflito e o retorno imediato de suas tropas.
8) Recebeu essa denominação porque
nunca houve confronto direto entre as
duas superpotências mundiais.
9) Agente químico altamente inflamável,
lançado pelos Estados Unidos contra os vietcongues, durante a Guerra do Vietnã.
10) Presidente norte-americano que
chegou a cogitar o uso da bomba atômica durante a Guerra da Coréia.
sexta-feira, 27 de julho de 2012
CRUZADINHA - SOCIEDADE AÇUCAREIRA
2) Donos dos latifúndios produtores de cana-de-açúcar e dos engenhos: ________________________________
3) País que financiava, transportava e refinava o açúcar da colônia antes de ser levado para vender na Europa: __________________
4) Eram responsáveis em procurar os escravos fugitivos: _______________________________
5) Produto colonial que trouxe grandes lucros para a metrópole portuguesa: __________________________________
6) Ao serem expulsos do Brasil, os holandeses desenvolveram o plantio de cana de açúcar nas ________________________.
7) Doença adquirida pelos negros de saudades da África: ________
8) Morada do senhor de engenho e sua família: _______________
9) Garantiam a estabilidade do sistema escravista, pois tinham a função de fiscalizar o trabalho dos negros: ____________________
10) Moradia dos escravos: __________________________
11) Justificava a escravidão negra, pois também recebiam uma porcentagem dos impostos arrecadados com o tráfico negreiro: ____________________
12) Líder do maior quilombo do Brasil: _____________________
13) Os escravos negros eram trazidos da ____________________
14) Plantio de apenas um produto: ____________________
15) Holandês que fundou Nova Holanda na capitania de Pernambuco: _______________________
16) Navios que traziam os negros da África para o Brasil: ________
17) A cana-de-açúcar foi introduzida no Brasil por Martin Afonso de Souza na capitania de _________________________.
18) Divisão do engenho onde se extraía o caldo da cana: ________
19) Divisão do engenho onde o caldo da cana era transformado em um melaço: __________________________
20) Divisão do engenho onde o melaço era batido e transformado em açúcar pronto para ser refinado pelos holandeses: ___________
21) Maior quilombo do Brasil: _____________________
22) O maior quilombo localizava-se na serra da Barriga, onde hoje é o estado de ________________________.
23) Garantiam a produtividade da colônia. Eram as "mãos e os pés dos senhores de engenho": _____________________________.
CRUZADINHA - ERA VARGAS - 9º ANO
CUZADINHA SOBRE A ERA VARGAS
1) Período em que Getúlio Vargas ficou no poder até que
houvesse eleições para tornar legal seu governo:
2) Golpe dado por Vargas em 1937, após a ameaça de supostos
planos comunistas:
3) Revolução de 1932 liderada pela oligarquia paulista que
exigia nova Constituição:
4) Sigla símbolo dos mártires do levante armado que tinha
por objetivo depor Vargas em 1932:
5) Partido que desejava depor Getúlio em 1954:
6) Mês da morte de Vargas:
7) Foi nomeado ministro do trabalho em 1953. Era homem de
confiança de Getúlio Vargas:
8) Na Segunda Guerra Mundial, o Brasil combateu ao lados dos _______________.
9) Vice-presidente que assumiu o governo após a morte de
Vargas:
10) Causa da morte de Getúlio Vargas:
11) Documento forjado pelo Capitão Olímpio Mourão Filho. Foi
a justificativa que Vargas utilizou para implantar uma ditadura no Brasil em
1937:
12) Criadas por Vargas , foi fundamental para dar
estabilidade aos trabalhadores de todo país:
13) Empresa criada no Brasil em 1953, após grande campanha
governamental:
14) Líderes sindicais mais ligados ao governo do que aos
interesses dos trabalhadores:
15) Pessoas ligadas a Plínio Salgado que, a partir de 1932,
começaram a defender os ideais fascistas no Brasil:
16) Meio de comunicação que, durante a década de 1930, foi usado fortemente
para divulgar e difundir novos hábitos e
modelos de costumes:
17) Líder da UDN que acusava o governo Vargas de associação
ao comunismo. Sofreu um atentado em 1954, na rua Tonelero:
18) Assumiu o governo em 1946, após a saída de Vargas:
19) Levante armado de 1935 liderado por Luís Carlos Prestes que
foi fortemente reprimido pelo governo:
quinta-feira, 26 de julho de 2012
quarta-feira, 25 de julho de 2012
LETRAS DE MÚSICAS PARA TRABALHAR EM SALA DE AULA
Chegança
Sou pataxó,
Sou xavante e cariri,
Ianonami, sou tupiGuarani, sou carajá.
Sou pancaruru, Carijó, tupinajé, Potiguar, sou caeté, Ful-ni-o, tupinambá.
Depois que os mares dividiram os continetes
Quis ver terras diferentes. Eu pensei: "vou procurar
Um mundo novo,
Lá depois do horizonte,
Levo a rede balançante
Pra no sol me espreguiçar".
Eu atraquei
Num porto muito seguro,
Céu azul, paz e ar puro...
Botei as pernas pro ar.
Logo sonheiQue estava no paraíso,
Onde nem era preciso
Dormir para se sonhar.
Mas de repente
Me acordei com a surpresa: Uma esquadra portuguesa
Veio na praia atracar.
Da grande-nau,
Um branco de barba escura,
Vestindo uma armadura
Me apontou pra me pegar.
E assustado
Dei um pulo da rede,
Pressenti a fome, a sede,
Eu pensei: "vão me acabar".
Me levantei de borduna já na mão.
Ai, senti no coração,
O brasil vai começar.
Sou xavante e cariri,
Ianonami, sou tupiGuarani, sou carajá.
Sou pancaruru, Carijó, tupinajé, Potiguar, sou caeté, Ful-ni-o, tupinambá.
Depois que os mares dividiram os continetes
Quis ver terras diferentes. Eu pensei: "vou procurar
Um mundo novo,
Lá depois do horizonte,
Levo a rede balançante
Pra no sol me espreguiçar".
Eu atraquei
Num porto muito seguro,
Céu azul, paz e ar puro...
Botei as pernas pro ar.
Logo sonheiQue estava no paraíso,
Onde nem era preciso
Dormir para se sonhar.
Mas de repente
Me acordei com a surpresa: Uma esquadra portuguesa
Veio na praia atracar.
Da grande-nau,
Um branco de barba escura,
Vestindo uma armadura
Me apontou pra me pegar.
E assustado
Dei um pulo da rede,
Pressenti a fome, a sede,
Eu pensei: "vão me acabar".
Me levantei de borduna já na mão.
Ai, senti no coração,
O brasil vai começar.
LETRA DE MÚSICA...
ÓTIMA MÚSICA PARA TRABALHAR COM O TEMA ESCRAVIDÃO
Heróis da liberdade
Ô ô ô ô
Liberdade, Senhor,
Passava a noite, vinha dia
O sangue do negro corria
Dia a dia
De lamento em lamento
De agonia em agonia
Ele pedia
O fim da tirania
Lá em Vila Rica
Junto ao Largo da Bica
Local da opressão
A fiel maçonaria
Com sabedoria
Deu sua decisão lá, rá, rá
Com flores e alegria veio a abolição
A Independência laureando o seu brasão
Ao longe soldados e tambores
Alunos e professores
Acompanhados de clarim
Cantavam assim:
Já raiou a liberdade
A liberdade já raiou
Esta brisa que a juventude afaga
Esta chama que o ódio não apaga pelo Universo
É a evolução em sua legítima razão
Samba, oh samba
Tem a sua primazia
De gozar da felicidade
Samba, meu samba
Presta esta homenagem
Aos "Heróis da Liberdade"
Ô ô ô
Liberdade, Senhor,
Passava a noite, vinha dia
O sangue do negro corria
Dia a dia
De lamento em lamento
De agonia em agonia
Ele pedia
O fim da tirania
Lá em Vila Rica
Junto ao Largo da Bica
Local da opressão
A fiel maçonaria
Com sabedoria
Deu sua decisão lá, rá, rá
Com flores e alegria veio a abolição
A Independência laureando o seu brasão
Ao longe soldados e tambores
Alunos e professores
Acompanhados de clarim
Cantavam assim:
Já raiou a liberdade
A liberdade já raiou
Esta brisa que a juventude afaga
Esta chama que o ódio não apaga pelo Universo
É a evolução em sua legítima razão
Samba, oh samba
Tem a sua primazia
De gozar da felicidade
Samba, meu samba
Presta esta homenagem
Aos "Heróis da Liberdade"
Ô ô ô
segunda-feira, 23 de julho de 2012
LEMBRANCINHA EM E.V.A COM MOLDE
EXPERIMENTANDO...
TENTAR É A MELHOR COISA DO MUNDO...
LEMBRANCINHA EM E.V.A FÁCIL DE FAZER.
É SÓ COPIAR OS MOLDES, RISCAR E COLAR.
sábado, 21 de julho de 2012
PROJETO FAMÍLIA NA ESCOLA: UMA PARCERIA QUE DÁ CERTO.
A CADA DIA, BUSCAMOS INCANSAVELMENTE FORTALECER OS LAÇOS ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA...
A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, SOB A RESPONSABILIDADE DA TÉCNICA JANILDE FONTANA, LANÇOU HÁ ALGUNS ANOS, O PROJETO QUE VEM SENDO DESENVOLVIDO EM TODAS AS ESCOLAS.
O PROJETO VIABILIZA, TODOS OS ANOS, ENCONTROS E DISCUSSÕES ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE, COM O OBJETIVO DE PROMOVER UMA MAIOR INTERAÇÃO ENTRE ESSAS DUAS INSTITUIÇÕES QUE SÃO A BASE FORTE PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO INTEGRAL DE NOSSAS CRIANÇAS.
ESTE ANO, O PROJETO FOI ABRILHANTADO COM A PRESENÇA DA SENHORA VANILDES MENESES DE OLIVEIRA, UM NOME IMPORTANTE PARA MUITOS UNAIENSES E EM ESPECIAL PARA NÓS, PROFESSORES E ALUNOS DAS ESCOLAS TEODORO CAMPOS E ELISA CAMPOS, DO DISTRITO DE GARAPUAVA.
NESTA QUINTA-FEIRA (05/07), AS SENHORAS JANILDE FONTANA E VANILDES MENESES, EM ASSEMBLEIA COM A COMUNIDADE, FIZERAM A ENTREGA DA REVISTA LANÇADA PELO PROJETO AOS PAIS E FUNCIONÁRIOS PRESENTES.
A REVISTA CONTÉM ORIENTAÇÕES PARA OS PAIS ACOMPANHAREM PERMANENTEMENTE O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE SEUS FILHOS.
UM MATERIAL DE ÓTIMA QUALIDADE, COM INSTRUÇÕES CLARAS E OBJETIVAS.
EM NOME DAS ESCOLAS TEODORO CAMPOS E ELISA CAMPOS, AGRADEÇO POR MAIS ESSA PARCERIA, POIS O QUE REALMENTE BUSCAMOS É A FORMAÇÃO INTEGRAL E A PREPARAÇÃO CONSCIENTE DE NOSSOS ALUNOS, PARA QUE ESTES SAIBAM LIDAR COM OS OBSTÁCULOS QUE O MUNDO, CADA DIA MAIS GLOBALIZADO E EXCLUDENTE, OFERECE...