quinta-feira, 29 de agosto de 2013

CAÇA - REGIÃO SUDESTE

Encontre no caça-palavras abaixo as palavras sublinhadas:
QUEM NASCE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO é fluminense, quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é carioca e também fluminense. Assim, quem nasce fora da capital é fluminense e não carioca.

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS – O Corcovado, onde fica o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, as belas praias como, por exemplo, Copacabana e Ipanema, o Jardim Botânico, suas cidades litorâneas: Angra dos Reis, Cabo Frio, Búzios e Parati.

PRINCIPAIS ATIVIDADES ECONÔMICAS – Na cidade de Volta Redonda, no Vale do Paraíba, localiza-se a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que é a maior indústria siderúrgica do Brasil e da América Latina, e uma das maiores do mundo. Além do comércio e turismo, o RJ é o maior produtor de petróleo do país.

CRUZADINHA – GOVERNO GETÚLIO VARGAS


1) Naturalidade de Vargas: _____________________
2) Número de anos que Vargas governou: _________________________
3) Com Vargas, pela primeira vez no Brasil, a mulher adquiriu o direito de: _____________________
4) Com o Golpe de 30, Vargas começou a governar provisoriamente. Deveria concorrer a presidência em 1937, mas deu um ___________________ e tomou o poder, alegando defender o Brasil do comunismo.
5) Vargas consolidou as Leis Trabalhistas e nessa CLT, estão contidos os ___________________ dos trabalhadores.
6) Nome dado a ditadura de Vargas: _______________________
7) Vargas assumiu o poder depois da: ______________________________
8) As pressões contra Vargas aumentaram em 1954. Os militares exigiram que ele se retirasse do governo. Getúlio disse: “__________________________________”.
9) Vargas escreveu uma carta testamento onde disse: “Deixo a vida para entrar na História” e suicidou-se no ______________________ com um tiro no peito.
10) O último ato de Vargas no governo foi sua: ________________________
11) Vargas criou a Justiça do Trabalho, o salário mínimo, os direitos trabalhistas como a carteira profissional, a carga horária de 48 horas semanais e férias remuneradas. Isso lhe rendeu o título de: __________________
12) A ditadura de Vargas proibiu as manifestações políticas e sociais como protestos, _________________ e passeatas.
13) A moeda durante o governo Vargas era o: _________________________
14) Vargas continuou com uma política nacionalista. Criou a campanha do “Petróleo é nosso”, que resultaria na criação da ____________________.
15) Vargas entregou Olga Benário, esposa de Carlos Prestes, para o governo nazista porque ela tinha nacionalidade ____________________.
16) Durante o governo Vargas o Brasil lutou na Segunda Guerra Mundial ao lado dos ________________, (Inglaterra, França, EUA e URSS), com o envio da FEB (Força Expedicionária Brasileira) aos campos de batalha na Itália.
17) Vargas teve apoio da população (principalmente classe média e militares), que tinham medo do __________________________. Começou assim um período ditatorial.
18) Último presidente da República do Café com Leite derrubado por Vargas com a Revolução de 1930: ____________________________
19) Na infraestrutura, Vargas criou a Companhia Siderúrgica Nacional, a CSN, a _______________ e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco.
20) Por ser ditadura, o governo Vargas censurou a comunicação (rádio, revistas e jornais) e às manifestações artísticas. Em plena Era do Rádio, o programa “___________________________” foi criado para exaltar o governo.
21) Nome dado ao suposto plano comunista para dominar o Brasil: ____________
22) No governo Vargas foi criado o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), como forma de controle e __________________________ da oposição.
23) Vargas foi deposto pelos militares, mas o povo que era a favor de seu governo fez diversas manifestações pela sua volta através do movimento Queremismo, que se originou do slogan ___________________. Então em 1950, Vargas voltou ao poder agora eleito de forma democrática.
24) Depois da Guerra e a derrota do nazismo, a oposição pública começou a contestar a ditadura varguista. Intelectuais, artistas e grande parte da população queriam a ____________________.
25) Uma das características do governo Vargas foi fazer leis que agradavam o povo. Isso se chama: _____________________.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

CRUZADINHA - CLIMA

G – No Brasil ocorre na proporção meridional do país. No inverno, esse fenômeno é comum nas regiões mais elevadas.
E – Clima da Floresta Amazônica.
O – Clima da Região do Pantanal Mato-Grossense.
G – Fenômeno climático causado pela insuficiência de chuvas numa determinada região, por um período longo de tempo.
R – Clima da Mata de Araucária.
A – Fator que influencia no clima e tem a linha do Equador como valor zero.
F – Mês que mais chove no semi-árido.
I – Clima da caatinga.
A – Influência do relevo no clima.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

OS PICOS MAIS ALTOS DO BRASIL

Os dez Picos Mais Altos do Brasil, alturas e localização
1º - Pico da Neblina - 2.993,78 metros (Serra Imeri no Planalto das Guianas, no estado do Amazonas, fronteira entre Brasil e Venezuela).
2º - Pico 31 de Março - 2.992 metros (Serra Imeri entre Amazonas e Venezuela).
3º - Pico da Bandeira - 2.889 metros (Serra de Caparaó entre Minas Gerais e Espírito Santo).
4º - Pico do Cristal - 2.798 metros (Serra de Caparaó no estado de Minas Gerais).
5º - Pico das Agulhas Negras - 2.787 metros (na Serra de Itatiaia os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro).
6º - Pedra da Mina - 2.770 metros (Serra da Mantiqueira, entre os estados de São Paulo e Minas Gerais).
7º - Pico do Calçado - 2.766 metros (na Serra de Caparaó, entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo).
8º - Monte Roraima - 2.727 metros (Serra de Picaraima na fronteira entre Roraima, Venezuela e Guiana).
9º - Pico Três Estados - 2.665 metros (Serra da Mantiqueira entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais).
10º - Pico do Codorna - 2.596 metros (Serra Imeri entre Amazonas e Venezuela).

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/picos_mais_altos_brasil.htm

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

AS SETE MARAVILHAS

As sete maravilhas do mundo antigo
    
     As Pirâmides de Gizé
     O Farol de Alexandria
     Jardins Suspensos da Babilônia
     O Templo de Artêmis
     A Estátua de Zeus
     Mausoléu de Halicarnasso
     O Colosso de Rodes

As sete maravilhas do mundo moderno
     
     Muralha da China
     Petra
     Cristo Redentor
     Machu Pichu
     Chichén Itzá
     Coliseu de Roma
     Taj Mahal

FAMA DO MÊS DE AGOSTO

EPISÓDIOS HISTÓRICOS QUE DERAM A 
FAMA DE MAU AO MÊS DE AGOSTO.

Massacre de São Bartolomeu - em 24 de agosto de 1572, ocorreu o massacre de São Bartolomeu em Paris, que nos dias seguintes espalhou-se por outras cidades. Católicos, sob incitação dos reis da França, atacaram os protestantes. O número de mortos é estimado entre 5 e 30 mil. 
                                    
Ocupação de Praga pela URSS - Em 20 de agosto de 1968, os tanques da União Soviética ocuparam a cidade de Praga, capital da atual República Tcheca, pondo fim à chamada Primavera de Praga, um movimento que visava a reformar o regime comunista na então Tchecoslováquia, humanizando-o. 
                         
Renúncia de Richard Nixon - Os Estados Unidos também passaram por um trauma político, com a renúncia do presidente Richard Nixon, pouco antes da votação de seu impeachment, em 9 de agosto de 1974. O fato se relacionava ao chamado escândalo de Watergate, em que estava envolvida, como em muitos outros escândalos, a CIA, agência de inteligência dos EUA.


Fim da Segunda Guerra Mundial - O mês de agosto se prolongou no ano de 1939: em 1º. de setembro, Hitler invadiu a Polônia e teve início a Segunda Guerra Mundial. O conflito se estendeu até agosto de 1945 e teve um saldo de mortes estratosférico: cerca de 40 milhões, das quais 6 milhões podem ser atribuídas ao racismo nazista, que promoveu o holocausto contra os judeus.
 
Suicídio de Getúlio Vargas - No Brasil, o oitavo mês do ano veio com momentos de crise: em 24 de agosto de 1954, o presidente Getúlio Vargas se suicidou em resposta aos ataques de seus opositores. O impacto provocado pela notícia e a divulgação da carta-testamento foi intenso: manifestações populares de apoio a Vargas estouraram em todo o país.

Renúncia de Jânio Quadros - Os maus ventos de agosto também sopraram o presidente das vassourinhas. Cerca de sete meses após a posse, isolado política e socialmente, Jânio Quadros renunciou ao cargo em 25 de agosto de 1961, deixando o país imerso numa grande crise política. Acreditava que a população clamaria por sua volta, mas sabe o que aconteceu? O vice João Goulart foi empossado em seu lugar, após o desfecho da Campanha da Legalidade.
 
Falecimento de Juscelino KubitschekNum acidente de carro, na via Dutra, perto de Resende (RJ), o 22 de agosto de 1976 nos levou o popular presidente Juscelino Kubitschek, que construiu Brasília. Cassado pela ditadura, seu funeral foi marcado por manifestações de massa, apesar da proibição do AI 5 a qualquer movimento em torno de elementos punidos pelo regime militar.
 
Morte de Marilyn Monroe - Símbolo sexual do século XX, morreu em 1962, no dia 5 de agosto. Tinha 1,66 metro de altura, 94 cm de busto, 61 de cintura e 89 de quadril. Atriz de "Os Homens Preferem as Loiras", na verdade, tinha os cabelos pintados.
 
Morte de Carmem Miranda - O que é que a baiana tem? A pergunta, título de canção consagrada, parecia instigar a multidão (cerca de meio milhão de pessoas) que acompanhou o cortejo fúnebre de Carmen Miranda, em 5 de agosto de 1955. Apesar de portuguesa no registro de nascimento, foi a identidade cultural brasileira que a tornou superstar em Hollywood.

Lançamento da bomba atômica sobre o Japão -  Em 6 de agosto de 1945, o mundo tomou conhecimento de uma nova arma de guerra, cujo poder de destruição era maior do que tudo anteriormente visto. A bomba atômica foi lançada sobre a cidade japonesa de Hiroshima por um bombardeiro B-29. O avião foi batizado com o nome de Enola Gay, homenagem à mãe de seu comandante.

http://educacao.uol.com.br/album/agosto-fatos-historia_album.htm#fotoNav=14