sábado, 28 de setembro de 2013

ATIVIDADES - OS CONTINENTES DA TERRA

OBSERVE A TABELA ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES:

1) Qual o continente possui a maior área territorial?
(     ) Oceania                                               (     ) Antártida
(     ) Ásia                                                    (     ) Europa

2) Qual continente é o mais populoso?
(     ) África                                                 (     ) Ásia
(     ) Oceania                                              (     ) Europa

3) Em que continente há o maior número de países?
(     ) África                                                 (     ) Antártida
(     ) América                                              (     ) Europa

4) Quantos países existem na América?
(     ) 40                                                       (     ) 50
(     ) 20                                                       (     ) 35

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO DO RELEVO - 6º ANO

1) Os agentes que agem na crosta terrestre modificando o relevo são denominados: _________________
2) Os agentes internos do relevo são três, tectonismo, vulcões e ___________________________.
3) As _______________________ são resultado do choque ou do movimento das placas tectônicas.
4) Erosão ___________________: ocorre em regiões de clima frio e temperado. Consiste no deslizamento do gelo.
5) Erosão ___________________: erosão causada pelas ações humanas.
6) Erosão __________________: trabalho realizado pelas águas das chuvas.
7) Erosão ____________________________: ação realizada pelas águas correntes dos rios.
8) Agentes __________________________ são forças que atuam do interior para o exterior da terra.
9) Erosão _______________________: também chamada de intemperismo ou meteorização. Conjunto de transformações do relevo por meio da ação de agentes atmosféricos e agentes biológicos.
10) Erosão _____________________: causada pela ação dos ventos. Um exemplo são as dunas de areia.
11) Erosão ______________________: causada pela força das águas dos mares e oceanos nos litorais.
12) A fragmentação da rocha pelos agentes externos é denominada __________________________.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

CRUZADINHA - REGIÃO NORDESTE

REVISÃO DE CONTEÚDO: REGIÃO NORDESTE

1) Região do Brasil com maior número de estados.
2)  Os ___________________________ são aqueles que possuem um fluxo constante de água durante todo o ano. Eles nunca secam, nem mesmo durante períodos de estiagem, quando apresentam uma pequena vazão.
3) Produto cultivado na Região Nordeste desde o Brasil Colônia.
4) Sub-região nordestina mais castigada pela estiagem. Possui como vegetação característica a caatinga.
5) Período seco, sem ocorrência de chuvas.
6) Sua produção contribuiu com o crescimento de alguns municípios durante todo o século XIX.
7) É muito desenvolvido na sub-região da Zona da Mata, principalmente nas áreas do litoral, devido ao grande número de praias.
8) Local onde predomina a agricultura de subsistência, a pesca e a coleta de mariscos, além de possuir também uma importante produção de tabaco.
9) Sub-região nordestina onde predomina as atividades de extrativismo vegetal de carnaúba e babaçu.
10) um dos grandes projetos de irrigação de terras do Sertão nordestino prevê a transposição do ______________________.
11) Estado que apresentou maior crescimento do PIB no Nordeste durante os anos de 1990 a 2000.
12) Sub-região mais desenvolvida economicamente. Nela estão presentes as capitais de seis estados nordestinos.
13) Clima predominante na Região Nordeste.
14) A ______________________ é muito produzida no Meio-Norte. Sua produção é destinada a exportação.
15) Formação vegetal cujas espécies são adaptadas à estiagem. Na língua tupi, significa mata branca.
16) É a maior sub-região do Nordeste. A pecuária extensiva e a agricultura comercial de frutas são as principais atividades dessa sub-região.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

CRUZADINHA - A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA

SUBTEMAS: 
  • A economia do açúcar; 
  • As invasões holandesas;
  • A dinâmica da economia colonial.
1) Engenho que utilizava a força de bois e mulas.
2) Período em que Portugal permaneceu sob o domínio espanhol.
3) Uma das maiores regiões produtoras de cana-de-açúcar. Ficava no entorno de Salvador.
4) Destino do açúcar brasileiro.
5) Moradia dos escravos.
6) Cidade que liderava a expansão marítima dos Países Baixos.
7) Pertenciam às famílias de origem europeia e serviam como vereadores nas Câmaras Municipais.
8) Ajudaram no financiamento, no transporte, no refino e na distribuição do açúcar na Europa.
9) Foi um negociador habilidoso. Emprestava dinheiro aos colonos para manter os engenhos.
10) Tinha  o objetivo de sustentar as populações que viviam direta ou indiretamente da produção do açúcar.
11) Expediu uma lei ordenando que todos os alambiques coloniais fossem destruídos.
12) Era a base da alimentação dos escravos africanos.
13) Era uma empresa de comerciantes holandeses que uniram seu capital para explorar as riquezas da América e da Ásia.
14) Engenhos de pequeno porte especializados na produção de cachaça.
15) Grupo de maior poder e prestígio. Eram os grandes proprietários de terras.
16) Era usado como moeda de troca por escravos africanos. 

terça-feira, 17 de setembro de 2013

OBJETIVOS GERAIS DO CONTEÚDO DE HISTÓRIA


  • Ao longo do ano, o aluno deverá ser capaz de identificar as relações sociais no seu próprio grupo de convívio, situando acontecimentos históricos e localizá-los no seu tempo específico.
  • Deverá conhecer e respeitar o modo de vida em diversos tempos e espaços, questionando sua realidade, identificando problemas e possíveis soluções.
  • Conhecer conteúdos tradicionais e adquirir capacidade de compreender acontecimentos atuais.
  • Inserir os alunos na História como herdeiros (passado), sujeitos (presente) e construtores (futuro).