domingo, 15 de junho de 2014

MÚSICA EM SALA DE AULA

Usando o rock nacional nas aulas de História
  

   Nos últimos tempos as concepções pedagógicas sobre o ensino de História têm avançado bastante. A interação entre desenvolvimento tecnológico e educação tem sido um dos mecanismos de inovação e a presença das músicas em sala de aula é um dos elementos que a compõe. A vasta difusão do formato mp3 tem facilitado consideravelmente essa integração entre arte, educação e tecnologia.
   O rock é conhecido por seu caráter contestatório. A influência da cultura afro-americana e a consequente difusão nos bairros operários são elementos determinantes do seu nascimento e desenvolvimento. No Brasil não foi diferente. Mesmo tendo chegado nas décadas de 50 e 60 através de "modinhas", não demorou para que surgissem bandas politizadas, desde as mais famosas até as "undergrounds". O rock nacional de protesto alcançou seu auge na década de 80, feito por pessoas que cresceram durante uma ditadura brutal alinhada aos EUA. O engajamento de artistas da MPB durante a repressão e a "globalização" do rock politizado (primeiramente com os hippies e depois com o movimento punk) influenciariam de maneira determinante artistas como Raul Seixas, Cazuza e Renato Russo.
  A presença do rock nacional na sala de aula cumpre papéis distintos, mas complementares. Leva conhecimento extra através das informações contidas na letra, dinamiza a aula e valoriza a cultura nacional (em grande parte do rock nacional existe uma mistura entre vários ritmos regionais e o rock internacional). Geralmente as músicas possuem temas referentes aos problemas mais atuais, sendo utilizadas de melhor forma nas séries finais do segundo segmento do ensino fundamental e no terceiro ano do ensino médio. Mesmo na discussão sobre outros períodos da história é possível encontrar algumas músicas e em alguns casos as letras referentes aos problemas contemporâneos podem ser usadas para estabelecer a ligação entre o passado e a realidade dos estudantes. Deve-se observar as características da turma antes de escolher uma canção, já que dificilmente um punk ou trash metal será bem recebido se não houver pelo menos um estudante que já curta o estilo, por isso é importante conversar com os estudantes antes, inclusive para que os mesmos possam sugerir alguma música e talvez até levá-la.

Sugestões: Lista de músicas para se usar nas salas de aula de História

- Tempo e História
. Cazuza: O Tempo Não Pára

. Legião Urbana: Tempo Perdido

. Raul Seixas: Eu Nasci há 10 Mil Anos Atrás

- Pré-história
. Pitty: O Lobo

- Feudalismo
. Legião Urbana: Metal Contra as Nuvens

. Paralamas do Sucesso: A Nova Cruz

- Reformas religiosas
. Marcelo Nova: Pastor João e a Igreja Invisível

. Plebe Rude: Sem Deus, Sem Lei 

- Absolutismo
. Garotos Podres: Ditador

 - Expansão marítima e colonização
Questão indígena
. Legião Urbana: Índios

 Drogas
. Garotos Podres: Hino do Álcool

. Legião Urbana: Dado Viciado

. O Rappa: A Feira

- Iluminismo
. Pitty: Reaja

- Revolução Francesa
. Legião Urbana: Idade Média

. Plebe Rude: Até Quando Esperar

- Independência do Brasil
. Cazuza: Brasil

. Gabriel, o Pensador: 500 Anos de Sobrevivência

. Garotos Podres: 7 de Setembro

- Revolução Industrial
. Legião Urbana: Fábrica

. Paralamas do Sucesso: Capitão da Indústria

- Escravidão
Consequências
. O Rappa: Brixton, Bronx ou Baixada

. O Rappa: Todo Camburão Tem um Pouco de Navio Negreiro

Preconceito
. Dead Fish: Mulheres Negras

. Legião Urbana: Strani Amore

- Anarquismo
. Garotos Podres: Anarquia Oi

. Raul Seixas: Sociedade Alternativa

- Comunismo
. Cazuza:Burguesia

. Cazuza: Ideologia

. Dead Fish: Venceremos

. Garotos Podres: A Internacional

- Imperialismo
. Garotos Podres: Yankees Go Home!

. Legião Urbana: Geração Coca-Cola

- República Velha
Messianismo
. Raul Seixas: Um Messias Indeciso

- Primeira Guerra Mundial
. Legião Urbana: Canção do Senhor da Guerra

. Legião Urbana: Soldados

 - Crise Econômica
. Gabriel, o Pensador: A Dança do Desempregado

. Legião Urbana: Fábrica 2

- Fascismo e Nazismo
. Garotos Podres: Liberdade (Onde Está?)

- II Guerra Mundial
. Secos e Molhados: Rosa de Hiroshima

- Populismo e Era Vargas
. Pitty: Admirável Chip Novo

. Titãs: Brasileiro

- Guerra Fria
. Engenheiros do Havaí: Era um Garoto

. O Rappa e Sepultura: Ninguém Regula a América

. Paralamas do Sucesso: Soldado da Paz

- Ditadura Militar
. Garotos Podres: Anistia

. Legião Urbana: 1965 (Duas Tribos)

. Legião Urbana: La Maison Dieu

. Pitty: Cálice

. Raul Seixas: Metrô Linha 743

. Raul Seixas: Mosca na Sopa

- Brasil pós-ditadura
. Dead Fish: MST

. Garotos Podres: Aos Fuzilados da CSN

. Legião Urbana: Que País é Esse?

. Paralamas do Sucesso: Luís Inácio (300 picaretas)

- Conflitos contemporâneos
Fim da História? Não!

. Titãs: KGB

Neoliberalismo
. Dead Fish: Piada Liberal

. Raul Seixas: Aluga-se

Questão palestina
. O Rappa: Território de Israel

. Sepultura: Territory

Guerra do Iraque
. Garotos Podres: Saddam Hussein is Rock "n" roll

. O Rappa: Homem Bomba

CRÉDITOS:

 http://www.gostodeler.com.br/materia/16353/usando_o_rock_nacional_nas_aulas_de_historia.html

quinta-feira, 12 de junho de 2014

MINHA INDIGNAÇÃO!

Queridos visitantes,

Não posto respostas de nenhuma das atividades de autoria própria simplesmente por que utilizo todas em sala de aula com meus alunos.
Encontro milhares de atividades ótimas na net, porém nunca mandei nenhum email para o administrador do blog ou do site xingando-o ou exigindo respostas e/ou gabaritos... Passo dias e dias fazendo pesquisas para encontrar as respostas e, aliás tem duas cruzadinhas de geografia que encontrei na net que nunca consegui achar a resposta de uma questão... (Número 13??????????????)

Sou xingada aqui por seus alunos, colegas professores. Uma situação difícil para mim.
Vejo que estão muito mal acostumados com o uso da tecnologia, a qual leva as pessoas quererem tudo de mão beijada. Vejo que não tem só aluno que copia e cola... 
Recebi outro dia um email de uma professora pedindo-me para elaborar uma avaliação para ela sobre Colonização Portuguesa na América. Fico pensando como essas coisas acontecem, pois acredito que a educação não seja apenas isso: passar um conhecimento pronto e acabado. Professores devem ser pensantes, leitores, pesquisadores. Somente assim farão de seus alunos reflexos de suas ações. PROFESSOR PREGUIÇOSO, ALUNO PREGUIÇOSO.
Peço desculpas, mas definitivamente não postarei respostas, nem comentários com respostas. Meus alunos precisam de autonomia para pensar.
Este Blog foi criado como trabalho de conclusão de curso ministrado pela Secretaria Municipal de Educação de Unaí, cidade a qual presto meus serviços como educadora há quase 20 anos.

Agradeço especialmente a todos aqueles que postam comentários com elogios ao Blog e à minha pessoa. Continuarei postando minhas atividades, pois sei que muitos professores precisam de ajuda para tornarem suas aulas um pouco mais chamativas e motivadoras...
Alessandra Ferreira
Professora de História e Geografia na Escola Municipal Teodoro Campos, município de Unaí, Minas Gerais. 

segunda-feira, 2 de junho de 2014

CRUZADINHA - REVOLTAS REGENCIAIS


1) Poder que permitia ao monarca intervir no Legislativo e no Judiciário, podendo dissolver a Assembleia e demitir juízes.
2) Voto dos que podiam comprovar renda.
3) Eram os latifundiários escravistas. Defendiam um governo centralizado e controlado pelos órgãos políticos do Rio de Janeiro.
4) Milícia armada e formada por cidadãos treinados para garantir a ordem em cada localidade do país. Foi criada por Feijó em 1831.
5) Para ter sua independência reconhecida por Portugal, o Brasil tomou um empréstimo com a _________________________ para saldar uma dívida com esse país.
6) Lei maior de um país. Garante os direitos e deveres dos cidadãos. A primeira do país foi outorgada em 1824.
7) Liderou a Confederação do Equador.
8) Deflagrada em 1835, em salvador, foi liderada por escravos muçulmanos que sabiam ler e escrever árabe.
9) Movimento liderado por Frei Caneca. Províncias como Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco, aderiram ao movimento e declararam a independência dessas províncias.
10) Período em que o Brasil foi governado por regências até que Pedro de Alcântara completasse a maioridade.
11) Partido que defendia o retorno de Dom Pedro I ao trono.
12) Uma das províncias que houve a Guerra dos Farrapos.
13) Capital do Brasil naquela época.
14) A _________________________ foi a revolta em que houve maior participação política. Questionavam o poder imperial e desejavam reformas sociais.
15) Sufocou, em nome do Império, as revoltas regenciais.
16) Foi anexado pelo Brasil, porém lutaram por sua emancipação e venceram a disputa em 1827.
17) Revolta que aconteceu entre 1837 e 1838 e foi liderada pelo médico Francisco Sabino da Rocha Vieira.
18) Aconteceu no Maranhão. Rebelaram-se contra o governo do Rio de Janeiro.
19) Foi liderada por Bento Gonçalves da Silva. Tornou-se presidente da República Rio-grandense.