1) Ocupa mais da metade do território brasileiro. Possui pouca declividade, rios largos e cheias periódicas.
2) Formam os grandes cinturões modernos e as cordilheiras a oeste do continente.
3) Os _______________________________ possuem extensa rede hidrográfica em planícies, o que permite a navegação fluvial.
4) Também conhecida como florestas de coníferas, onde predominam árvores resistentes às baixas temperaturas.
5) Maior país da América do Sul.
6) A formação do atual território dos Estados Unidos teve início com a criação das ______________________________
______________________inglesas no litoral do Atlântico.
7) Clima predominante em áreas do meio oeste do México ao nordeste do Brasil.
8) O crescimento ___________________________________ nos séculos XIX e XX, levou à concentração de parte da população para as áreas urbanas.
9) Segundo maior país da América do Sul.
10) A guerra entre os Estados Unidos e México (1846/ 1848). Foi causada pelo grande número de estadunidenses que procuravam ___________________________________ na região do México.
11) Floresta densa e úmida, típica de regiões de clima subtropical.
12) Foi fundamental para o desenvolvimento dos Estados Unidos, abrindo áreas para a agropecuária e núcleos de povoamento.
13) Vegetação localizada nas extensas planícies do sul do Brasil e parte da Argentina, Paraguai e Uruguai.
14) A _______________________________ foi formada por dobramentos modernos entre duas placas, a Sul-americana e a Nazca.
15) Guerra entre os Estados Unidos da América e a União Soviética.
16) Os ______________________________, localizam-se predominantemente no Brasil, com exceção de alguns no Nordeste, que possuem regime semiárido temporário (secam durante certo período do ano).
17) O território do ______________________ foi comprado da Rússia pelos Estados Unidos em 1867.
18) Floresta tropical caracterizada por uma rica biodiversidade.
19) Um dos maiores conjuntos de água doce do mundo, localizados entre o Canadá e os Estados Unidos.
20) O ___________________________ foi uma das principais consequências da crise econômica de 2008 nos Estados Unidos.
segunda-feira, 20 de outubro de 2014
CRUZADINHA - RELEVO E HIDROGRAFIA TERRESTRE
RESOLVA A CRUZADINHA:
1) Os agentes _________________________ atuam sobre a superfície terrestre, transformando e remodelando o relevo.
2) Processo de decomposição que as rochas e os minerais sofrem.
3) As chuvas causam a erosão ____________________________.
4) Grandes reservatórios subterrâneos de água doce.
5) Uma das fases do ciclo hidrológico.
6) São águas que se acumulam nas terras emersas.
7) Também contribui para acelerar o processo de erosão do relevo.
8) São grandes pedaços de rochas que compoem a Litosfera.
9) Teoria que afirmava que as placas de gelo se quebravam e se afastavam umas das outras.
10) Toda água do planeta Terra faz parte da ___________________.
11) Maremotos que causam ondas gigantescas que se deslocam em grande velocidade.
12) A pesca ________________________ é praticada com o uso de grandes navios e recursos avançados, como sonares.
13) Rios que nunca secam. Também chamados de rios permanentes.
14) Sexto maior produtor de pescado do mundo.
15) A ________________________ era um só bloco continental, rodeado por um único oceano.
16) São grandes e espessas massas de gelo formadas em camadas pela compactação de neve.
17) Empresa brasileira que explora petróleo e gás natural em águas profundas.
18) Aparelhos que registram ondas sísmicas durante um tremor.
19) A ________________________ é uma das maiores ameaças à conservação das águas oceânicas.
20) O desmatamento e a água das chuvas podem causar o ___________________________ de terras, podendo causar sérios prejuízos para a população.
segunda-feira, 8 de setembro de 2014
PAINEL - FOLCLORE
PAINEL - DIA DO FOLCLORE
PROFESSORAS: ANA LÚCIA, VERA LÚCIA E ALESSANDRA
MODELO RETIRADO DA INTERNET.
PROFESSORAS: ANA LÚCIA, VERA LÚCIA E ALESSANDRA
MODELO RETIRADO DA INTERNET.
quinta-feira, 14 de agosto de 2014
terça-feira, 12 de agosto de 2014
CRUZADINHA - UNIÃO EUROPEIA
1) Moeda comum na Europa.
2) Clima predominante no continente.
3) A Europa está ligada a qual continente?
4) Mar localizado ao sul do continente.
5) O relevo do continente é predominantemente de ______________________________
6) Fator que influencia no clima da Europa.
7) A corrente marítima que ameniza o clima na Grã Bretanha é a corrente do _________________
8) Cadeia montanhosa que serve de limite entre a Europa e a Ásia.
9) Importante rio que nasce na Alemanha, atravessa vários países e deságua no Mar Negro.
10) Problema ambiental comum no verão em algumas regiões do continente.
11) Na Europa existe o mais antigo, maior e mais bem sucedido ______________________________
12) Escreva um texto explicando a palavra chave.
2) Clima predominante no continente.
3) A Europa está ligada a qual continente?
4) Mar localizado ao sul do continente.
5) O relevo do continente é predominantemente de ______________________________
6) Fator que influencia no clima da Europa.
7) A corrente marítima que ameniza o clima na Grã Bretanha é a corrente do _________________
8) Cadeia montanhosa que serve de limite entre a Europa e a Ásia.
9) Importante rio que nasce na Alemanha, atravessa vários países e deságua no Mar Negro.
10) Problema ambiental comum no verão em algumas regiões do continente.
11) Na Europa existe o mais antigo, maior e mais bem sucedido ______________________________
12) Escreva um texto explicando a palavra chave.
quarta-feira, 16 de julho de 2014
AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA - 6º ANO
RESOLVA A CRUZADINHA SOBRE O UNIVERSO E OS
MOVIMENTOS TERRESTRES:
1. Quando os raios solares
iluminarem os dois hemisférios igualmente ocorrem os _______________________.
2. caminho percorrido pela
Terra tem a forma de uma elipse, que é chamada de _____________________.
3. Além dos planetas,
viajam também pelo espaço, juntos com o Sol, os planetoides ou asteroides,
cometas, ________________________________, meteoritos e satélites.
4. Imenso conjunto de
astros e galáxias.
5. É um conjunto de astros
formado pelo Sol, ao centro, com planetas e satélites girando ao seu redor.
6. Todos os astros do
universo se ____________________________.
7. Júpiter, Urano e
_______________________________________ possuem anéis.
8. Um dos maiores planetas
do sistema solar.
9. Deixou de ser planeta em
2006, segundo astrônomos.
10. A Terra, quando gira ao redor do
seu eixo imaginário. Isto é o movimento de ____________________.
11. Estrela que aquece a Terra.
12. O ser humano já visitou a
superfície da ______________________________________.
13. Na Lua, não existem ventos (como os
que aparecem na Terra) nem chuvas, já que não existe ________.
14. A força gravitacional da Lua
influencia as _____________________________________ na Terra.
15. No Brasil, por exemplo, as férias
ocorrem nos meses de dezembro e janeiro (verão); na Europa e Estados Unidos
ocorrem nos meses de julho e agosto (___________________________________).
16. Enquanto é dia no Brasil, que fica
do outro lado da Terra, é noite no ___________________________.
17. Um dos menores planetas do
sistema solar.
2) CIRCULE DE VERMELHO OS
RECURSOS NATURAIS NÃO RENOVÁVEIS E GRIFE DE AZUL OS RECURSOS NATURAIS
RENOVÁVEIS:
3)
COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS ABAIXO:
NÃO RENOVÁVEIS – COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS – CONTAMINAÇÃO
DA ÁGUA
RECURSOS HÍDRICOS – IMPACTOS AMBIENTAIS – SOLOS –
RECURSOS NATURAIS
|
a) Os
_______________________________________ são bens que a natureza oferece ao ser
humano para satisfazer as suas necessidades.
b) O petróleo, o gás natural e o carvão
são _____________________________________ muito utilizados como fonte de
energia e classificam-se como recursos
___________________________________________.
c) A conservação e a gestão dos
____________________________ é muito importante para assegurar o abastecimento
de água no futuro.
d) A exploração dos recursos naturais
não renováveis provoca _____________________________ negativos como a ______________________________
e dos _____________________________.
4) VAMOS BRINCAR UM POUCO DE CRUZADINHA.
B) Movimento
que dá origem aos dias e as noites
C) Camada
onde os seres humanos e a natureza constroem e reconstroem o espaço geográfico
D)
Movimento que tem a duração de 365 dias ou um ano.
E) São
linhas imaginárias horizontais que circundam a Terra.
F) É
distância em grau de qualquer ponto na superfície terrestre até o Meridiano de
Greenwich.
G)
Cruzamentos ou encontros dos paralelos e os meridianos
5) CONSIDERANDO OS CONCEITOS DE CROSTA
TERRESTRE, MANTO, NÚCLEO, BIOSFERA, ATMOSFERA E
HIDROSFERA, IDENTIFIQUE AS FRASES QUE EXPLICA CADA UM DELES.
a) Conjunto
de todas as águas do planeta: ________________________________________________
b) Centro
da Terra: __________________________________________________________________
c) Camada
onde os seres humanos vivem: _______________________________________________
d) Camada
de gases que envolve a Terra: ________________________________________________
e) Camada
em que se encontra o magma: _______________________________________________
f) Setor
que reúne as condições necessárias para de desenvolver a vida: _________________________
6) LEIA A REPORTAGEM SEGUINTE, DEPOIS FAÇA O
QUE SE PEDE:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o Brasil deu início
hoje (13/05/2009) a uma "nova era" no setor petrolífero ao extrair os
primeiros barris de petróleo, na bacia de Santos. Trata-se da maior jazida
marinha de petróleo descoberta no país, com reservas calculadas entre
5 e 8 bilhões de barris. (...) A "nova era" permitirá que
o Brasil se torne um dos maiores produtores mundiais de petróleo e, inclusive,
exportador, afirmou o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.
(Disponível
em: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/PETROLEO+DIZ+LULA.html)
Onde foi encontrado esse recurso natural?
( ) nas
minas no Pará
( ) no
pré-sal situado no litoral brasileiro
( ) nas
jazidas de Minas Gerais
( ) nas
refinarias na bacia de Angra dos Reis
domingo, 15 de junho de 2014
MÚSICA EM SALA DE AULA
Usando o rock nacional nas aulas de História
Nos últimos tempos as
concepções pedagógicas sobre o ensino de História têm avançado bastante. A
interação entre desenvolvimento tecnológico e educação tem sido um dos
mecanismos de inovação e a presença das músicas em sala de aula é um dos
elementos que a compõe. A vasta difusão do formato mp3 tem facilitado
consideravelmente essa integração entre arte, educação e tecnologia.
O rock é conhecido por
seu caráter contestatório. A influência da cultura afro-americana e a
consequente difusão nos bairros operários são elementos determinantes do seu
nascimento e desenvolvimento. No Brasil não foi diferente. Mesmo tendo chegado
nas décadas de 50 e 60 através de "modinhas", não demorou para que
surgissem bandas politizadas, desde as mais famosas até as "undergrounds".
O rock nacional de protesto alcançou seu auge na década de 80, feito por
pessoas que cresceram durante uma ditadura brutal alinhada aos EUA. O
engajamento de artistas da MPB durante a repressão e a "globalização"
do rock politizado (primeiramente com os hippies e depois com o movimento punk)
influenciariam de maneira determinante artistas como Raul Seixas, Cazuza e
Renato Russo.
A presença do rock
nacional na sala de aula cumpre papéis distintos, mas complementares. Leva
conhecimento extra através das informações contidas na letra, dinamiza a aula e
valoriza a cultura nacional (em grande parte do rock nacional existe uma
mistura entre vários ritmos regionais e o rock internacional). Geralmente as
músicas possuem temas referentes aos problemas mais atuais, sendo utilizadas de
melhor forma nas séries finais do segundo segmento do ensino fundamental e no
terceiro ano do ensino médio. Mesmo na discussão sobre outros períodos da
história é possível encontrar algumas músicas e em alguns casos as letras referentes
aos problemas contemporâneos podem ser usadas para estabelecer a ligação entre
o passado e a realidade dos estudantes. Deve-se observar as características da
turma antes de escolher uma canção, já que dificilmente um punk ou trash metal
será bem recebido se não houver pelo menos um estudante que já curta o estilo,
por isso é importante conversar com os estudantes antes, inclusive para que os
mesmos possam sugerir alguma música e talvez até levá-la.
Sugestões: Lista de músicas para se usar nas salas de aula de
História
- Tempo e História
. Cazuza: O Tempo Não Pára
. Legião Urbana: Tempo Perdido
. Raul Seixas: Eu Nasci há 10 Mil Anos Atrás
- Pré-história
. Pitty: O Lobo
- Feudalismo
. Legião Urbana: Metal Contra as Nuvens
. Paralamas do Sucesso: A Nova Cruz
- Reformas religiosas
. Marcelo Nova: Pastor João e a Igreja Invisível
. Plebe Rude: Sem Deus, Sem Lei
- Absolutismo
. Garotos Podres: Ditador
- Expansão marítima e
colonização
Questão indígena
. Legião Urbana: Índios
Drogas
. Garotos Podres: Hino do Álcool
. Legião Urbana: Dado Viciado
. O Rappa: A Feira
- Iluminismo
. Pitty: Reaja
- Revolução Francesa
. Legião Urbana: Idade Média
. Plebe Rude: Até Quando Esperar
- Independência do Brasil
. Cazuza: Brasil
. Gabriel, o Pensador: 500 Anos de Sobrevivência
. Garotos Podres: 7 de Setembro
- Revolução Industrial
. Legião Urbana: Fábrica
. Paralamas do Sucesso: Capitão da Indústria
- Escravidão
Consequências
. O Rappa: Brixton, Bronx ou Baixada
. O Rappa: Todo Camburão Tem um Pouco de Navio Negreiro
Preconceito
. Dead Fish: Mulheres Negras
. Legião Urbana: Strani Amore
- Anarquismo
. Garotos Podres: Anarquia Oi
. Raul Seixas: Sociedade Alternativa
- Comunismo
. Cazuza:Burguesia
. Cazuza: Ideologia
. Dead Fish: Venceremos
. Garotos Podres: A Internacional
- Imperialismo
. Garotos Podres: Yankees Go Home!
. Legião Urbana: Geração Coca-Cola
- República Velha
Messianismo
. Raul Seixas: Um Messias Indeciso
- Primeira Guerra Mundial
. Legião Urbana: Canção do Senhor da Guerra
. Legião Urbana: Soldados
- Crise Econômica
. Gabriel, o Pensador: A Dança do Desempregado
. Legião Urbana: Fábrica 2
- Fascismo e Nazismo
. Garotos Podres: Liberdade (Onde Está?)
- II Guerra Mundial
. Secos e Molhados: Rosa de Hiroshima
- Populismo e Era Vargas
. Pitty: Admirável Chip Novo
. Titãs: Brasileiro
- Guerra Fria
. Engenheiros do Havaí: Era um Garoto
. O Rappa e Sepultura: Ninguém Regula a América
. Paralamas do Sucesso: Soldado da Paz
- Ditadura Militar
. Garotos Podres: Anistia
. Legião Urbana: 1965 (Duas Tribos)
. Legião Urbana: La Maison Dieu
. Pitty: Cálice
. Raul Seixas: Metrô Linha 743
. Raul Seixas: Mosca na Sopa
- Brasil pós-ditadura
. Dead Fish: MST
. Garotos Podres: Aos Fuzilados da CSN
. Legião Urbana: Que País é Esse?
. Paralamas do Sucesso: Luís Inácio (300 picaretas)
- Conflitos contemporâneos
Fim da História? Não!
. Titãs: KGB
Neoliberalismo
. Dead Fish: Piada Liberal
. Raul Seixas: Aluga-se
Questão palestina
. O Rappa: Território de Israel
. Sepultura: Territory
Guerra do Iraque
. Garotos
Podres: Saddam Hussein is Rock "n" roll
. O Rappa: Homem Bomba
CRÉDITOS:
http://www.gostodeler.com.br/materia/16353/usando_o_rock_nacional_nas_aulas_de_historia.html
quinta-feira, 12 de junho de 2014
MINHA INDIGNAÇÃO!
Queridos visitantes,
Não posto respostas de nenhuma das atividades de autoria própria simplesmente por que utilizo todas em sala de aula com meus alunos.
Encontro milhares de atividades ótimas na net, porém nunca mandei nenhum email para o administrador do blog ou do site xingando-o ou exigindo respostas e/ou gabaritos... Passo dias e dias fazendo pesquisas para encontrar as respostas e, aliás tem duas cruzadinhas de geografia que encontrei na net que nunca consegui achar a resposta de uma questão... (Número 13??????????????)
Sou xingada aqui por seus alunos, colegas professores. Uma situação difícil para mim.
Vejo que estão muito mal acostumados com o uso da tecnologia, a qual leva as pessoas quererem tudo de mão beijada. Vejo que não tem só aluno que copia e cola...
Recebi outro dia um email de uma professora pedindo-me para elaborar uma avaliação para ela sobre Colonização Portuguesa na América. Fico pensando como essas coisas acontecem, pois acredito que a educação não seja apenas isso: passar um conhecimento pronto e acabado. Professores devem ser pensantes, leitores, pesquisadores. Somente assim farão de seus alunos reflexos de suas ações. PROFESSOR PREGUIÇOSO, ALUNO PREGUIÇOSO.
Peço desculpas, mas definitivamente não postarei respostas, nem comentários com respostas. Meus alunos precisam de autonomia para pensar.
Este Blog foi criado como trabalho de conclusão de curso ministrado pela Secretaria Municipal de Educação de Unaí, cidade a qual presto meus serviços como educadora há quase 20 anos.
Agradeço especialmente a todos aqueles que postam comentários com elogios ao Blog e à minha pessoa. Continuarei postando minhas atividades, pois sei que muitos professores precisam de ajuda para tornarem suas aulas um pouco mais chamativas e motivadoras...
Alessandra Ferreira
Professora de História e Geografia na Escola Municipal Teodoro Campos, município de Unaí, Minas Gerais.
Não posto respostas de nenhuma das atividades de autoria própria simplesmente por que utilizo todas em sala de aula com meus alunos.
Encontro milhares de atividades ótimas na net, porém nunca mandei nenhum email para o administrador do blog ou do site xingando-o ou exigindo respostas e/ou gabaritos... Passo dias e dias fazendo pesquisas para encontrar as respostas e, aliás tem duas cruzadinhas de geografia que encontrei na net que nunca consegui achar a resposta de uma questão... (Número 13??????????????)
Sou xingada aqui por seus alunos, colegas professores. Uma situação difícil para mim.
Vejo que estão muito mal acostumados com o uso da tecnologia, a qual leva as pessoas quererem tudo de mão beijada. Vejo que não tem só aluno que copia e cola...
Recebi outro dia um email de uma professora pedindo-me para elaborar uma avaliação para ela sobre Colonização Portuguesa na América. Fico pensando como essas coisas acontecem, pois acredito que a educação não seja apenas isso: passar um conhecimento pronto e acabado. Professores devem ser pensantes, leitores, pesquisadores. Somente assim farão de seus alunos reflexos de suas ações. PROFESSOR PREGUIÇOSO, ALUNO PREGUIÇOSO.
Peço desculpas, mas definitivamente não postarei respostas, nem comentários com respostas. Meus alunos precisam de autonomia para pensar.
Este Blog foi criado como trabalho de conclusão de curso ministrado pela Secretaria Municipal de Educação de Unaí, cidade a qual presto meus serviços como educadora há quase 20 anos.
Agradeço especialmente a todos aqueles que postam comentários com elogios ao Blog e à minha pessoa. Continuarei postando minhas atividades, pois sei que muitos professores precisam de ajuda para tornarem suas aulas um pouco mais chamativas e motivadoras...
Alessandra Ferreira
Professora de História e Geografia na Escola Municipal Teodoro Campos, município de Unaí, Minas Gerais.
segunda-feira, 2 de junho de 2014
CRUZADINHA - REVOLTAS REGENCIAIS
1)
Poder que permitia ao monarca intervir no Legislativo e no Judiciário, podendo
dissolver a Assembleia e demitir juízes.
2)
Voto dos que podiam comprovar renda.
3)
Eram os latifundiários escravistas. Defendiam um governo centralizado e
controlado pelos órgãos políticos do Rio de Janeiro.
4)
Milícia armada e formada por cidadãos treinados para garantir a ordem em cada
localidade do país. Foi criada por Feijó em 1831.
5)
Para ter sua independência reconhecida por Portugal, o Brasil tomou um
empréstimo com a _________________________ para saldar uma dívida com esse
país.
6)
Lei maior de um país. Garante os direitos e deveres dos cidadãos. A primeira do
país foi outorgada em 1824.
7)
Liderou a Confederação do Equador.
8)
Deflagrada em 1835, em salvador, foi liderada por escravos muçulmanos que
sabiam ler e escrever árabe.
9)
Movimento liderado por Frei Caneca. Províncias como Paraíba, Rio Grande do
Norte, Ceará e Pernambuco, aderiram ao movimento e declararam a independência
dessas províncias.
10)
Período em que o Brasil foi governado por regências até que Pedro de Alcântara
completasse a maioridade.
11)
Partido que defendia o retorno de Dom Pedro I ao trono.
12)
Uma das províncias que houve a Guerra dos Farrapos.
13)
Capital do Brasil naquela época.
14)
A _________________________ foi a revolta em que houve maior participação
política. Questionavam o poder imperial e desejavam reformas sociais.
15)
Sufocou, em nome do Império, as revoltas regenciais.
16)
Foi anexado pelo Brasil, porém lutaram por sua emancipação e venceram a disputa
em 1827.
17)
Revolta que aconteceu entre 1837 e 1838 e foi liderada pelo médico Francisco
Sabino da Rocha Vieira.
18)
Aconteceu no Maranhão. Rebelaram-se contra o governo do Rio de Janeiro.
19)
Foi liderada por Bento Gonçalves da Silva. Tornou-se presidente da República
Rio-grandense.
terça-feira, 27 de maio de 2014
CRUZADINHA – CROSTA TERRESTRE E COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
1) Porção interior da Terra. Composta
principalmente por níquel e ferro.
2) Camada externa e sólida da Terra.
Nela estão contidas as rochas, o solo, os minerais, o leito dos oceanos, as
cordilheiras e demais relevos.
3) Contribui evitando o desmatamento e
diminui a degradação ambiental.
4) São formadas pela compactação de
partículas de outras rochas.
5) Ato de separar o lixo em reciclável e
não reciclável.
6) São encontrados nas rochas e nos seus
sedimentos. São classificados como metálicos e não metálicos.
7) São os elementos naturais usados para
atender as necessidades da sociedade.
8) Um dos países mais ricos em bauxita.
9) A partir do século XIX, ganhou
importância como fonte de energia. Dele extraem o diesel, a gasolina e o
querosene.
10) Cerca de 60% das jazidas de petróleo
encontra-se no _________________________________.
11) O
____________________________ é um dos maiores reservatórios de petróleo
do mundo. É encontrado no litoral brasileiro.
12) Países que mais consomem petróleo:
China, Japão e ______________________________________.
13) Área com maior concentração de
minério.
14) Fonte de energia limpa. Mais barato,
eficiente e versátil.
15) Era usado para movimentar, nas
fábricas, diversos tipos de máquinas, dando início assim, à Revolução
Industrial.
16)
O petróleo é uma substância formada pelo acúmulo e pela decomposição de
______________________________, ou seja, restos de plantas, animais e
microrganismos.
sábado, 24 de maio de 2014
CRUZADINHA - COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA
Resolva a
cruzadinha sobre a América Portuguesa.
1) Uma das
capitanias que prosperaram com o cultivo da cana.
2) Deveriam
investir na terra (Capitania) e fazê-la produzir.
3) Um dos
costumes tradicionais dos indígenas que contradiziam a fé cristã.
4) As ____________________________
eram exploradas pelos jesuítas no sul da colônia. Para essa exploração, era
utilizada a mão de obra dos indígenas.
5)
Percorriam o interior da colônia para escravizar indígenas e procurar metais
preciosos.
6) Sistema
administrativo que dividia o Brasil em porções de tamanhos variados.
7) Uma das
drogas do sertão.
8)
Influenciava a vida social e a cultura na colônia.
9) Foi
trazida para o Brasil por Martim Afonso de Sousa.
10) A _______________________
dos africanos era justificada pela Igreja como uma maneira de pagarem seus
pecados na terra.
11)
Primeira capital da colônia.
sexta-feira, 23 de maio de 2014
CRUZADINHA - CONTINENTE AMERICANO
Responda as questões e resolva a
cruzadinha:
1) Menor porção do continente
americano. Apresenta enormes desigualdades sociais.
2) Os povos
____________________ ocupavam o continente antes da chegada dos
europeus.
3) A América só possui dois países
________________, que são eles: Estados Unidos e Canadá.
4) Tipo de vegetação na qual predomina
o pinheiro, árvores resistentes às baixas temperaturas e se adapta a solos
pobres e ácidos.
5) Ocorre no Canadá e em parte do
norte dos Estados Unidos. Apresenta baixas temperaturas quase todo o ano.
6) A bacia
_____________________ ocupa mais da metade do território brasileiro.
Por possuir pouca declividade, gera baixa velocidade das águas.
7) País da América do Sul em que o petróleo
responde pela maior parte da renda nacional.
8) Os
___________________ possuem a maior rede hidrográfica em
planícies.
9) Clima com verões quentes e invernos
amenos.
10) Tinha o objetivo de explorar as
riquezas, as quais eram enviadas para as metrópoles.
11) Clima onde o solo permanece
coberto de neve quase todo o ano. Nas áreas baixas, a vegetação é dispersa e
nas áreas mais elevadas, praticamente não existe.
12) Maior cordilheira do continente
americano.
13) Estreita faixa de terra que liga a
América do Norte e a América do Sul.
14) Possui uma grande diversidade de
espécies animais e vegetais. Considerada o maior domínio natural do continente.
15) É o maior país da América do Sul,
tanto em termos territoriais, quanto populacionais e econômicos.
16) A vegetação predominante do
________________________ é rasteira, como estepes e savanas. No
Brasil essa vegetação chama-se caatinga.
17)Cerca de 47% da população deste
país vive em situação de pobreza. Depende economicamente dos Estados Unidos.
18) Na ________________, a
maior parte da população é de origem indígena.
19) Formam os grandes cinturões
montanhosos e as cordilheiras a oeste do continente.
20) Fazem parte os Estados Unidos e o Canadá. Foi colonizada por ingleses e franceses.
20) Fazem parte os Estados Unidos e o Canadá. Foi colonizada por ingleses e franceses.
terça-feira, 6 de maio de 2014
ATIVIDADES - EUROPA
1) Assinale a alternativa correta sobre o
continente europeu.
( ) Devido às grandes diferenças naturais, a
Europa e a Ásia são estudadas como dois continentes isolados.
( ) A Europa é bastante fragmentada do ponto de vista político. É um
continente relativamente pequeno, dividido em muitos países.
( ) A Europa está totalmente localizada nos hemisférios norte e ocidental.
( ) O limite entre a Europa e a Ásia é
definido pelos montes Urais, rio Ural e mar Báltico.
2) Assinale as questões verdadeiras:
( ) Nos maciços antigos da Europa ocorrem intensa atividade vulcânica e
abalos sísmicos (terremotos).
( ) As planícies ocupam a maior parte do relevo europeu, onde grande
parte é de origem glacial, o que explica a ocorrência de muitos lagos.
( ) Os dobramentos modernos dominam a porção
centro-sul do continente europeu e estendem-se entre outras áreas, por terras
das penínsulas Ibérica, Itálica e Balcânica.
( ) Os Alpes, Apeninos e Cárpatos fazem parte dos maciços antigos da
península Escandinava.
3)
Assinale as
alternativas abaixo possui somente países insulares?
a) Turquia,
Alemanha e Islândia
b) Irlanda,
Islândia e Reino Unido
c) França, Irlanda e Áustria
d)
Turquia, Finlândia e Suécia
4) Existe no continente um forte bloco econômico chamado União Europeia (UE), que envolve 27 países. Quinze destes países utilizam uma mesma moeda, que recebe o nome de:
( ) libra esterlina ( ) euro
( ) dólar ( ) marco europeu
( ) dólar ( ) marco europeu
5) Há vários rios na Europa, sendo que os mais
importantes são: Danúbio (entre a Áustria e Alemanha), Reno e Elba (Alemanha),
Volga (Rússia), Douro e Ebro (Espanha), Tibre e Pó (Itália), Tejo (Portugal),
Sena (França), Tamisa (Inglaterra). Infelizmente ao longo dos anos, esses rios
apresentam problemas ambientais causados principalmente:
( )
pelo alto número de desvios de seus cursos usados pela irrigação
( )
pelo alto nível de contaminação por fertilizantes agrícolas que escorrem
através da água das chuvas
( )
pelo uso contínuo de queimadas em suas matas ciliares
( )
pela pesca desenfreada de diversos países.
6) A Europa é um continente de paisagens
diversificadas, cada qual envolvendo tipos específicos de atividades econômicas
e um modo de vida particular.
Mais de 75% das terras europeias são planas. Em seu
relevo, distinguem-se três unidades de relevo quais são elas?
( ) Planaltos, montanhas e planícies.
( ) Maciços antigos, planícies centrais,
cordilheiras recentes.
( ) Planícies centrais, Planaltos, cordilheiras
antigas.
( ) Morros, planícies e montanhas.
domingo, 4 de maio de 2014
ATIVIDADES DE GEOGRAFIA - 8º ANO
PAÍSES DESENVOLVIDOS, PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS E PAÍSES EMERGENTES
1) MARQUE
(D) para países Desenvolvidos
(S) para países Subdesenvolvidos
(E) para países emergentes
( ) Alto índice de submoradias
( ) A maior parte da população pertence à classe baixa
( ) Países de industrialização recente
( ) Amplo acesso as necessidades básicas
( ) Países ricos, população com baixa qualidade de vida
( ) Países Africanos
( ) Maioria da população trabalhando no setor primário
( ) Maioria da população trabalhando no setor terciário
( ) Brasil
( ) São dominados na econômica e tecnológica
( ) Baixo padrão de consumo
( ) Novos ricos
( ) Países com baixo IDH
( ) Noruega
( ) Haiti
2) CARACTERIZAM OS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS, EXCETO:
( ) baixo consumo de energia elétrica;
( ) elevadas taxas de natalidade;
( ) grande crescimento populacional;
( ) predominância da população economicamente ativa no setor secundário e terciário;
3) ALÉM DA RENDA PER CAPITA DO PAÍS, QUAIS SÃO OS OUTROS CRITÉRIOS LEVADOS EM CONTA NA AVALIAÇÃO DO IDH?
( ) Mortalidade infantil, número de hospitais e número de analfabetos.
( ) Criminalidade, número de crianças matriculadas em escolas e acesso à energia elétrica.
( ) Número de casas com esgoto, número de analfabetos e número de anos que se espera que as crianças permaneçam na escola.
( ) Expectativa de vida, média de escolaridade dos adultos e número de anos que se espera que as crianças permaneçam na escola.
4) ANALISE AS FRASES ABAIXO E COLOQUE (1) PARA CARACTERÍSTICAS DO CAPITALISMO E (2) PARA CARACTERÍSTICAS DO SOCIALISMO:
( ) Tem como principal objetivo garantir boa qualidade de vida a toda população.
( ) Predomínio da propriedade privada.
( ) O primeiro país a adotar esse sistema foi a Rússia, que após sua implantação passou a se chamar URSS.
( ) O lucro é o maior objetivo.
( ) Não há divisões em classes sociais.
( ) As propriedades pertencem ao estado e são coletivas.
( ) Tem como característica a exploração do trabalhador.
( ) Tem como característica a Reforma Agrária e a Reforma Urbana.
( ) Alto índice de analfabetismo e mortalidade infantil.
1) MARQUE
(D) para países Desenvolvidos
(S) para países Subdesenvolvidos
(E) para países emergentes
( ) Alto índice de submoradias
( ) A maior parte da população pertence à classe baixa
( ) Países de industrialização recente
( ) Amplo acesso as necessidades básicas
( ) Países ricos, população com baixa qualidade de vida
( ) Países Africanos
( ) Maioria da população trabalhando no setor primário
( ) Maioria da população trabalhando no setor terciário
( ) Brasil
( ) São dominados na econômica e tecnológica
( ) Baixo padrão de consumo
( ) Novos ricos
( ) Países com baixo IDH
( ) Noruega
( ) Haiti
2) CARACTERIZAM OS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS, EXCETO:
( ) baixo consumo de energia elétrica;
( ) elevadas taxas de natalidade;
( ) grande crescimento populacional;
( ) predominância da população economicamente ativa no setor secundário e terciário;
3) ALÉM DA RENDA PER CAPITA DO PAÍS, QUAIS SÃO OS OUTROS CRITÉRIOS LEVADOS EM CONTA NA AVALIAÇÃO DO IDH?
( ) Mortalidade infantil, número de hospitais e número de analfabetos.
( ) Criminalidade, número de crianças matriculadas em escolas e acesso à energia elétrica.
( ) Número de casas com esgoto, número de analfabetos e número de anos que se espera que as crianças permaneçam na escola.
( ) Expectativa de vida, média de escolaridade dos adultos e número de anos que se espera que as crianças permaneçam na escola.
4) ANALISE AS FRASES ABAIXO E COLOQUE (1) PARA CARACTERÍSTICAS DO CAPITALISMO E (2) PARA CARACTERÍSTICAS DO SOCIALISMO:
( ) Tem como principal objetivo garantir boa qualidade de vida a toda população.
( ) Predomínio da propriedade privada.
( ) O primeiro país a adotar esse sistema foi a Rússia, que após sua implantação passou a se chamar URSS.
( ) O lucro é o maior objetivo.
( ) Não há divisões em classes sociais.
( ) As propriedades pertencem ao estado e são coletivas.
( ) Tem como característica a exploração do trabalhador.
( ) Tem como característica a Reforma Agrária e a Reforma Urbana.
( ) Alto índice de analfabetismo e mortalidade infantil.