PROJETO
AFRO: “A EDUCAÇÃO EM PRETO E BRANCO”
ESCOLA MUNICIPAL
PADRE JOSÉ DE ANCHIETA
e
ESCOLA MUNICIPAL TEODORO CAMPOS
PÚBLICO-ALVO: ENSINO FUNDAMENTAL E
ENSINO MÉDIO
PROFESSORA: ALESSANDRA FERREIRA
Justificativa:
Tendo
em vista o alto nível de preconceito racial no Brasil, especialmente em nossa
região, vê-se necessário abordar medidas eficazes de combate a essa prática,
buscando maneiras legais para envolver o negro num contexto igualitário, como
qualquer cidadão dotado de direitos e deveres.
O
negro, tema principal deste projeto, vem a cada dia, buscando seu ideal de ego,
muitas vezes arraigado pela concepção de modelo ideal ditado pelos brancos, que
se julgam superiores e tentam de todas as formas subjugá-los.
Baseando-se
nestes fatos, temos por meta, trabalhar os costumes, tradições e valores dos
africanos e seus descendentes, que é de suma importância para a real
valorização de nossas origens, visto que somos frutos de grande miscigenação
étnica.
A
meta do projeto é, prioritariamente, combater o racismo dentro da instituição
escolar uma vez que, de acordo com estudiosos do tema, toda forma de
preconceito surge dentro dela.
Problematização:
Alto
grau de desvalorização da cultura afro, agente causador de preconceito e
discriminação raciais.
Recursos Humanos:
Professores,
supervisor, direção, alunos e demais funcionários da escola.
Objetivos:
·
Valorizar a
cultura e as tradições africanas presentes em nossa sociedade.
·
Conscientizar os
alunos sobre a importância da cultura negra, levando-os a tratá-los como
cidadãos comuns, respeitando plenamente seus valores.
·
Amenizar as
práticas racistas em nosso ambiente escolar.
·
Desenvolver o
senso de respeito em nossos alunos e incentivá-los para que divulguem o que
aprenderam em seus lares e na comunidade que estão inseridos.
·
Valorizar em
todos os âmbitos, a pluralidade cultural existente no Brasil e em nossa
comunidade.
·
Elevar a
auto-estima e promover reflexões sobre o legado africano.
Hipótese:
Colocar
em prática as leis de valorização aos negros, procurando torná-los mais
respeitados na sociedade e que possam exercer melhor sua cidadania.
Desenvolvimento:
Serão
trabalhados diversos assuntos referentes ao tema “História da Cultura
Afro-Brasileira”, distribuídos da seguinte forma:
·
Produções de
texto;
·
Frases;
·
Poemas e poesias;
·
Textos informativos
(situação dos negros na sociedade – ontem e hoje - / violência, castigos,
“liberdade”, ideal de ego, Quilombos, saúde e hábitos alimentares, religião
predominante entre os afros – Candomblé e Umbanda – etc.);
·
Leitura de livros
dos Kits literários doados pela SEMED na realização do projeto do ano passado;
·
Paródias;
·
Músicas;
·
História da
capoeira;
·
Danças diversas;
·
Desenhos;
·
Peças teatrais;
·
Gráficos sobre a
população negra no país;
·
Filmes;
·
Personalidades antigas
(Zumbi, Ganga-Zumba, etc.) e contemporâneas (Mandela, Luther King, Pelé, Milton
Nascimento, etc.)
·
Fantoches;
·
Brincadeiras;
·
Artesanato
(balaios, esteiras, redes, bijuterias, confecção de bonecas, etc.)
·
Trajes típicos;
·
Mural;
·
Entrevistas com
pessoas negras;
·
Jograis;
·
Receitas;
·
Mensagens;
·
Etc.
Culminância:
A
culminância do Projeto dar-se-á em dois momentos:
·
Hora Cívica
previamente agendada pela direção da escola.
·
Culminância do
projeto “A Educação em Preto e Branco”, idealizada pela SEMED em Unaí, a
realizar-se em praça pública, com apresentação
dos melhores trabalhos desenvolvidos pelos alunos em cada instituição de
ensino.
Avaliação:
A
avaliação do projeto será diária, realizada pelos professores em suas
específicas disciplinas, observando-se o interesse, a participação ativa e o
comprometimento dos alunos em cada atividade desenvolvida.
Muito bom, gostaria de saber se você tem algo sobre o dia do índio.
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