quarta-feira, 31 de agosto de 2011

JESPOM/2011

O ano escolar, desde seu primeiro dia de aula, é recebido pelos alunos atletas com muito entusiasmo e esperanças em relação a possíveis conquistas esportistas nos Jogos das Escolas-Pólo Municipais, o JESPOM.
Treinamentos intensos durante as aulas de Educação Física, possíveis horários vagos e qualquer tempinho livre que encontram. 
Nesta quinta-feira (25 de agosto), aconteceu a abertura oficial do evento, no ginásio da Escola Municipal Doutor Israel Pinheiro - Caic. 
Tiveram presentes várias autoridades, como o senhor
José Gomes Branquinho (vice prefeito), os secretários Geraldo Magela (Educação) e Floriano Colatto (Juventude, Esportes e Lazer).
Cerca de 800 alunos de 12 escolas, competiram nas modalidades de futsal, vôlei, handebol, atletismo e xadrez. 
 As escolas municipais que participaram do Jespom foram: Adélia Rodrigues Marques (Chapada), Dr. Israel Pinheiro (Novo Horizonte), Euclides da Cunha (Boa Vista), Eva Maria Vieira (Palmeirinha), Glória Moreira (Canabrava), Jovelmira Jacinto Vasconcelos (Primavera), Nossa Senhora de Fátima (Ruralminas), Padre José de Anchieta (PA Curral do Fogo), Santo Antônio (Boqueirão), Teodoro Campos (Garapuava), Terezinha Resende (Chapadinha) e Tomaz Pinto (Mamoeiro).
 Todos os alunos mostraram grande dedicação durante os quatro dias de evento, deixando bem enfatizado aquilo que aprendem em suas escolas ao longo de todo período de preparo: espírito de competitividade baseado na harmonia e na cooperação entre todos.

Parabéns a todos os professores e alunos participantes que, campeões ou não, são todos vitoriosos em atitudes.
Sinceros agradecimentos às anfitriãs: Glória Moreira, Jovelmira e Dr. Israel Pinheiro que, todos os anos não medem esforços e fazem o que podem para bem nos receber.

Até a IX edição. Até o ano que vem.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Mensagem

A vida é curta, por isso

Trabalhe como se fosse seu primeiro dia
Perdoe rapidamente
Beije demoradamente, ame verdadeiramente
Ría incontrolavelmente
e nunca deixe de sorrir
por mais estranho que seja o motivo.
A vida pode não ser a festa que esperamos
mas enquanto estamos aqui, devemos sorrir e agradecer...

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O PROFESSOR AO LONGO DO TEMPO

O ensino variou de acordo com as práticas culturais e figurações socioeconômicas de uma época.
Por Rainer Sousa

A função de ensinar é muito anterior ao processo de criação das primeiras instituições educadoras da História. Antes mesmo que a escrita fosse desenvolvida, a oralidade, em conjunto com outros processos comunicacionais, tiveram a importante função de repassar aquilo que era considerado importante. Instigado pela simples imitação ou pelo relato oral, o homem conseguiu produzir e difundir as mais variadas maneiras de se relacionar com o mundo que o cerca.

A necessidade de se colocar pessoas específicas para o ensinamento de certas habilidades já aconteceu no Antigo Egito, quando a função de escriba era preservada pela constituição de escolas reais que preparavam o indivíduo para dominar essa técnica. No Ocidente, as instituições de ensino variavam bastante de acordo com os valores que predominavam em certa cultura.

Entre os espartanos, a educação começava aos sete anos de idade e se preocupava com o aprimoramento das habilidades físicas do indivíduo. A dura rotina de treinos físicos era mantida com o objetivo de fazer com que os homens estivessem prontos para a guerra e as mulheres aptas para gerar crianças saudáveis. Além disso, cada criança era mantida por um tutor que desempenhava a função por vínculo de amizade e sem ganhar nada em troca.

Em Atenas, o serviço era feito mediante uma cobrança e cada tipo de conhecimento era delegado a um tipo de tutor ou professor. Preocupados com o equilíbrio entre corpo e mente, a educação ateniense contou com três tipos básicos de profissionais do ensino: os páidotribés, que cuidavam do desenvolvimento intelectual; os grammatistés, responsáveis pelo repasse da escrita e da leitura; e os kitharistés, que cuidavam do aprimoramento físico.

Na Roma Antiga, o papel de educar foi desempenhado pelos retores, que – assim como os sofistas gregos – circulavam pelas cidades ensinando o que sabiam em troca de alguma compensação financeira. Além disso, podemos citar a presença dos lud magister, que desempenhavam a função de alfabetizar as crianças que não tinham uma condição material mais abastada.

No período medieval, o mundo do conhecimento passou a ter um nítido controle das instituições religiosas cristãs. Inicialmente, o conhecimento ali presente ficava somente restrito aos próprios membros e aspirantes da Igreja. Na Baixa Idade Média, tal situação mudou com a constituição das primeiras universidades. Até o século XIX, nenhum curso era elaborado com o objetivo de se formar professores.

No Brasil, o domínio clerical às instituições de ensino findou depois que o Marquês de Pombal expulsou os jesuítas da colônia. Após tal medida, a própria Coroa designava quem poderia exercer funções pedagógicas. A profissionalização do educador brasileiro começou a ser desenhada em 1835, quando a primeira escola de educadores foi criada na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. Ainda hoje, a qualificação dos profissionais da área de educação desperta a preocupação de nossas autoridades.

domingo, 14 de agosto de 2011

Programa Municipal de Apoio ao Desenvolvimento Escolar - Tema: Família e Escola - Uma parceria necessária










A Escola Municipal Padre José de Anchieta, realizou neste dia 12/08/11, o 1º Seminário  com o tema: Família e Escola - uma parceria necessária. Teve como principais pontos de pauta as seguintes palestras:
  • MUDANÇAS SOCIAIS - INFLUÊNCIAS E ACEITAÇÃO - Palestrante Harley Guimarães Gaia
  • CONVÍVIO FAMILIAR - SOLUCIONANDO CONFLITOS - Palestrante: Pastor Carlos Alberto Ramos.
Os palestrantes nos proporcionaram temas muito interessantes, com abordagens atuais e condizentes com nossa realidade, uma vez que apresentamos características contemporâneas, porém com traços de uma sociedade de área rural.
A escola estava lotada de pais... Como sempre muito presentes.
Graças a Deus.
Obrigada a todos os pais, alunos, funcionários e palestrantes presentes no evento.
Até a próxima.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Trabalhos Programa "Ética e Cidadania" - E.M.Padre José de Anchieta









Ética e Cidadania na Educação

O ideal de uma formação para o exercício da cidadania e para a conduta ética -, está entre os objetivos mais amplos e ao mesmo tempo, mais consensuais da ação educativa escolar.
Os direitos fundamentais do homem estabelecem faculdades da pessoa humana, que permitem sua breve classificação do seguinte modo: 

  • Os direitos de liberdade, como por exemplo, a liberdade de consciência, de propriedade, de manifestação do pensamento, de associação, etc.
  • Os direitos de participação política, tais como a igualdade de sufrágio: o direito de voto e de elegibilidade, o direito de petição, entre outros, tais como os direitos de iniciativa popular, iniciativa de leis que cabe aos cidadãos;
  • Os direitos sociais, que abrangem os direitos de natureza econômica, como por exemplo, o direito ao trabalho, de assistência à saúde, à educação, etc.
  • Os direitos chamados de quarta geração, ou seja, ao meio ambiente preservado (obviamente, ao mesmo corresponde a obrigação de preservação dos bens que a natureza do planeta concedeu aos homens) e à qualidade de vida.
Preparar para a cidadania é possibilitar aos nossos alunos a consciência dos seus direitos e deveres, o direito de estar bem informado para poder contribuir com as suas decisões, o direito a manifestar seus pensamentos, buscar sua autonomia e ao ser autônomo assumir responsabilidades, buscar a sua independência no pensar e agir ao mesmo tempo que assume seus deveres perante os outros. Estes são os preceitos básicos da educação democrática.

Enfim, "Cidadania: direito de ter direitos".


"Enquanto educadores, estamos acostumados a olhar crianças e adolescentes simplesmente como alunos, estudantes. Esquecemos que diante de nós estão seres humanos em processo de desenvolvimento físico, psíquico e social".
Rubem Alves


A cada instante, em todas as circunstâncias, o ser humano deve agir com ética, respeitando os direitos dos outros; defendendo os próprios direitos lutando pela justiça, trabalhando pelo progresso e combatendo ações que fujam dos objetivos da cidadania.
Cuidar dos Patrimônios Públicos
Cuidar do Meio Ambiente
Dar amor, carinho e proteção às pessoas
Saber fazer as coisas certas
Cuidar da natureza