quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

CRUZADINHA - IDADE MÉDIA

1) Tinham a  função de defender o castelo dos ataques dos inimigos e se incorporavam ao exército do rei.

2) Expedições religiosas e militares de expansão do Ocidente para o Oriente.

3) Eram fortificados devido aos constantes ataques dos inimigos.

4) Organização política, social e religiosa que aconteceu nos países da Europa Ocidental.

5) Classe social que tinha o poder político e econômico durante a Idade Média.

6) Papa que iniciou as Cruzadas no ano de 1095.

7) Religião predominante na Idade Média.

8) Era comum entre os casais durante a Idade Média.

9) Se tornaram incompatíveis com o feudo. Apresentavam péssimas condições de higiene.

10) Eram homens livres que moravam nas vilas e podiam abandonar o feudo quando quisessem.

11) Eram os prisioneiros de guerra.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

CRUZADINHA - NOVA REPÚBLICA


RESOLVA A CRUZADINHA ABAIXO:


1) Emenda que garantiria eleições diretas para presidente após 21 anos de Ditadura militar. Foi reprovada pela Câmara dos Deputados.

2) Foram ampliados pela Constituição de 1988, especialmente na área da educação, saúde e previdência social.

3) Durante o governo de José Sarney, a _____________________ cresceu significativamente, principalmente depois que o mesmo decretou a moratória, em 1987.

4) Processo aprovado pela Câmara dos Deputados e encaminhado ao Senado Federal contra Fernando Collor de Mello.

5) Programa criado pelo governo Lula com o objetivo de reduzir as condições de miséria da camada mais pobre da população. Dentre suas ações destacou-se o Bolsa Família.

6) Presidente eleito que morreu antes de tomar posse.

7) Em 1997, o Congresso Nacional aprovou uma emenda que permitia aos chefes do Executivo concorrerem à ________________.

8) O processo de ________________________ de empresas estatais foi ampliado durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

9) Conhecido como “Senhor Diretas”.

10) Nas eleições de 1985, Tancredo Neves concorreu com Paulo Maluf, candidato que fazia parte da Aliança Democrática, o grupo de oposição formado pelo PMDB e pela ____________________.

11) Plano econômico criado em 28 de fevereiro de 1986 por José Sarney que consistia no congelamento dos preços e salários. O símbolo do plano foi a criação de uma nova moeda.

12) Ficou assim conhecida por assegurar os direitos e os deveres dos cidadãos diante do novo governo democrático.

13) Fernando Collor ficou conhecido como _______________________ por combater os altos salários no funcionalismo público no estado de Alagoas, onde era governador antes de se lançar candidato à presidência da República.

14) Vice que assumiu a presidência após a renúncia de Fernando Collor de Mello.

domingo, 1 de dezembro de 2013

CRUZADINHA - AMÉRICA DO NORTE

 

1) É o segundo maior país em área e o que tem a maior população no continente.
2) Um dos graves problemas sociais dos EUA, apesar do rigoroso controle das leis.
3) Sua população é composta por miscigenação entre os ameríndios (nativos) e os colonizadores espanhóis.
4) A __________________________ canadense começou durante a Segunda Guerra Mundial.
5) É o Parque Industrial dos EUA, onde se encontram as indústrias de alta tecnologia, principalmente de informática e de telecomunicações.
6) É formada pelos únicos dois países desenvolvidos da América do Norte.
7) Os EUA possui dois territórios que não estão em terras contínuas. Um é uma península e o outro é um arquipélago.
8) Principal rio do Canadá. Em seu vale encontram-se a maior densidade demográfica do país.
9) Em decorrência dos baixos salários nos campos, os mexicanos praticam a _____________________, onde vão para um país vizinho durante a época da colheita.
10) Principal produto de exportação do México.
11) Uma das características marcantes da população mexicana.
12) Regiões geoeconômicas dos EUA nas quais se encontram os belts produtivos.
13) O ___________________ é um exemplo da ação erosiva do Rio Colorado ao longo de milhares de anos.
14) Guerra americana iniciada em 1861 que era contra a ruptura das colônias do norte e as do sul. Terminou em 1865 com a vitória do norte.
15) Empresas _______________________ norte-americanas passaram a dominar o parque industrial mexicano.
16) As ______________________________________ predominam no sul dos EUA devido a predominância do clima subtropical.

sábado, 30 de novembro de 2013

CRUZADINHA - CICLO DO OURO NAS MINAS GERAIS


1) Uma das cidades fundadas durante o ciclo do ouro em Minas Gerais.

2) Com o ciclo do ouro, a capital da colônia foi transferida para o _____________________________.

3) Eram os prósperos comerciantes de Recife.

4) ______________________________ impôs pesadas taxas sobre o ouro encontrado no Brasil, como o quinto, a capitação e a derrama.

5) Principal imposto cobrado por todo ouro encontrado na região das minas.

6) Líder da Revolta de Vila Rica de 1720.

7) Foram criadas com o objetivo de transformar o ouro em barras, selar e quintar o ouro.

8) Governador da capitania de Minas Gerais que mandou prender todos os revoltosos.

9) Bandeirante que descobriu ouro em Minas Gerais.

10) Guerra entre paulistas e forasteiros pela região das minas.

11) Os __________________________ proibiram a escravização dos indígenas, por isso foram expulsos do Brasil.

12) No _________________________, em 1684, estourou uma revolta armada com o objetivo de expulsar a Companhia de Comércio.

13) O tamanho do território brasileiro foi definido pelo Marquês de Pombal através da assinatura do ________________________________.

domingo, 27 de outubro de 2013

AS 10 FOTOGRAFIAS MAIS TRISTES DA HISTÓRIA

Para se chegar ao resultado fiz uma compilação de reportagens e listas publicadas por jornais, revistas, sites especializados em fotografia, fotojornalismo e história. O objetivo da pesquisa era identificar quais eram as 10 fotografias mais tristes de todos os tempos. Participaram do levantamento as publicações: “Life”, “The Guardian”, “Der Spiegel”, “Telegraph”, “El Universal”, “The Pulitzer Prizes”, “Day Life”, “World’s Famous Photos”,  “Digital History”, “Listverse”, “Jornal Opção”, “Al Fotto”, “National Geographic” e “World Press Photo”. Obviamente que listas são sempre incompletas. Sabe-se que, como a percepção, a opinião — que foi a base da pesquisa —, é algo individual.
Entretanto, as 10 fotografias selecionadas, se não são unanimidades no meio jornalístico e fotográfico (e possivelmente não serão entre os leitores), são referências incontestes de alguns dos momentos mais cruéis da história. Eis, em ordem classificatória, as 10 fotografias selecionadas baseadas nas publicações pesquisadas.

Omayra Sanchez (1985)
A fotografia mostra Omayra Sanchez, uma menina de 13 anos que ficou presa em entulhos deixados pelo deslizamento causado pela erupção do vulcão Nevado del Ruiz, que arrasou com o povoado de Armero, Colômbia, em 1985. Os socorristas não conseguiram resgatá-la. Ela morreu cerca de 60 horas depois de ficar presa. A fotografia ganhou o World Press Photo de 1985 e se tornou uma mais comoventes da história. Fotografia: Frank Fournier

Biafra (1969)
A Guerra Civil da Nigéria ou Guerra do Biafra matou mais de um milhão de pessoas entre 1967 e 1970, principalmente de fome. Milhares de crianças foram acometidas de Kwashiorkor, patologia resultante da ingestão insuficiente de proteínas. O fotógrafo de guerra Don McCullin foi o primeiro a chamar a atenção para a tragédia. Fotografia: Don McCullin

Phan Thi Kim Phúc (1972)
Ganhadora do Prêmio Pulitzer em 1973 e a mais famosa fotografia de guerra de todos os tempos. Kim Phuc (a garotinha nua) corre ao longo de uma estrada perto de Trang Bang, no sul do Vietnã, após um ataque aéreo com napalm. Para sobreviver, Kim arrancou a roupa em chamas do corpo. Fotografia: Nick Ut

Execução de um Vietcong (1968)
Ganhadora do prêmio Pulitzer, a fotografia mostra Nguyen Ngoc Loan, chefe da polícia sul-vietnamita, disparando sua pistola contra a cabeça de Nguyen Van Lem, oficial Vietcong, em Saigon. Embora chocante, a fotografia não conta toda a história. O homem assassinado havia matado uma família.Fotografia: Eddie Adams

A fome no Sudão (1993)
Fotografia publicada em março de 1993 no “New York Times” e responsável pela ascensão de Kevin Carter como fotógrafo. Em 1994, Kevin ganhou o Prêmio Pulitzer de Fotografia. Embora a fotografia seja impactante, o abutre não estava tão próximo do menino como a fotografia sugere — fato que continua causando controvérsias entre jornalistas e fotógrafos. O garoto da foto chamava-se Kong Nyong e sobreviveu ao abutre, morreu em 2007. Kevin Carter, o fotógrafo, se matou em 1994. Fotografia: Kevin Carter

Hiroshima (1945)
A fotografia mostra o primeiro bombardeio atômico da história. Em 6 de agosto de 1945, a cidade de Hiroshima foi devastada pela bomba atômica de fissão denominada Little Boy, lançada pelo governo dos Estados Unidos, resultando em 258 mil mortos e feridos. Fotografia: George William Marquardt (piloto do avião)

Racismo nos Estados Unidos (1950)
A fotografia, que causou indignação em todo o mundo, mostra bebedouros separados para brancos e negros, na Carolina do Norte, Estados Unidos. Até a década de 1950, os afro-americanos não tinham direito a voto, eram segregados socialmente e compunham a parcela mais pobre da população norte-americana. Fotografia: Elliott Erwitt

Uganda (1980)
Fotografia feita por Mike Wells, em abril de 1980, mostra uma criança da província de Karamoja, Uganda, de mãos dadas com um missionário. O contraste entre as duas mãos serve como um lembrete do abismo que separa países desenvolvidos e subdesenvolvidos. A fotografia permaneceu inédita durante anos. Fotografia: Mike Wells

The Falling Man (2001)
Fotografia feita por Richard Drew, fotógrafo da Associated Press, mostrando um homem caindo da Torre Norte do World Trade Center, em Nova York, durante os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. Cinco anos após os ataques, o homem foi identificado como Jonathan Briley, de 43 anos, funcionário de um restaurante instalado na Torre Norte do World Trade Center. Entretanto, oficialmente, sua identidade nunca foi confirmada. Fotografia: Richard Drew

Mãe migrante (1936)
Um ícone da Grande Depressão e uma das fotos mais famosas dos Estados Unidos. Florence Owens Thompson, 32 anos, desolada por não ter comida para alimentar os filhos. Jornalistas americanos passaram décadas tentando localizar a mãe e seus sete filhos. No final dos anos 1970 ela foi encontrada, não prosperara muito. Vivia em um trailer. Fotografia: Dorothea Lange

sábado, 26 de outubro de 2013

CARTA AOS PROFESSORES

Linda homenagem a todos os funcionários da Escola Municipal Teodoro Campos, feita por uma mãe através de carta anônima, mas que a sabedoria foi além das palavras e da escrita.
A carta foi lida durante a realização da V Festa da Família, realizada no dia 25 de outubro de 2013.

A toda equipe da Escola Teodoro Campos, quero dizer que, escrevendo encontrei uma forma de agradecer a todos o que tem feito por nós.
Gostaria de estar aí na frente para dizer o quanto sou grata por tudo o que vocês fazem, mas não tenho coragem, sei que não conseguiria falar, mas quero agradecer aos professores por estar ensinando nossos filhos todos os dias.
Sei que a maioria das vezes vocês não são respeitados como deveriam ser, mas mesmo assim não desistem. Só temos a agradecer e pedir a Deus que ilumine todos vocês por onde quer que andem. Sei que muitas vezes deixam de cuidar de seus próprios filhos para virem cuidar dos nossos.
A vocês que arriscam suas vidas nas estradas, quero pedir ao Senhor que livre vocês de acidentes e que coloque anjos para estar protegendo suas famílias e seus lares.
A você diretora, que tem a responsabilidade de cuidar da escola, e em geral sei que não é uma tarefa fácil, mas está sempre procurando dar o melhor de si.
A vocês cantineiras, que cuidam da alimentação diária dos nossos filhos, que deixam tudo limpinho e organizado, muito obrigada!
Ao porteiro, obrigada por cuidar da segurança das nossas crianças.
À ex-diretora, que tanto lutou e continua contribuindo para o desenvolvimento da Escola.
Quero agradecer pelas festas que nos oferecem, proporcionando alegria a todos nós.
Obrigada aos motoristas que transportam nossos filhos.
Em nome de todos os pais e alunos, queremos parabenizar e agradecer a todos vocês e dizer o quanto são importantes para nós.
Peço desculpas pelos erros e faltas. Como mãe, peço a Deus que abençoe cada um de vocês!!
Obrigada!!!

(Autora: G. A. A. A.)

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A LENDA DOS PROFESSORES


Conta uma velha lenda que os professores são seres magistrais, meio humanos, meio mágicos. 
São humanos porque são limitados.
São mágicos porque podem transformar até um assunto pouco relevante em uma aula de dezenas de minutos. 
Nascem como humanos comuns na coletividade. 
Eles são muito especiais na individualidade e tem como missão a seguinte sequência de ações: nascer pra aprender, crescer e continuar aprendendo, acumular conhecimentos e experiências, aprender a ensinar, transmitir conhecimentos e a ensinar e prosseguir, sempre, aprendendo mais e mais. 
Dizem também que são seres meio reais e meio fantasiosos. 
Que jamais cometem erros, só uns enganos pontuais. 
Que sobrevivem fantasticamente com poucos recursos. 
Dizem as crianças: "Eles não trabalham; só dão aulas". 
São seres cuja estatura é inferiores a 2,5 metros, mas as extensões de suas influências são infinitas. 
São encontrados facilmente em vias públicas, porém recebem pouco reconhecimento. 
De noite, não dormem: elaboram e corrigem provas; preparam aulas e atualizam diários de classe. 
E são grandes sonhadores, sonham eternamente acordados, com um futuro melhor... 

terça-feira, 15 de outubro de 2013

DIA DO PROFESSOR

Interessante matéria da Revista de História da Biblioteca Nacional sobre o Dia do Professor.  O Dia do Professor é feriado no Brasil desde os anos 1960. De lá para cá, o país mudou muito, mas os profissionais continuam mal remunerados, com uma carga horária de trabalho desgastante e desvalorizados socialmente.Angélica Barros e Antonio Carlos Jucá
Quem quer ser professor no Brasil? Poucos.  Nos dias de hoje, somente 2% dos alunos do ensino médio mostram-se interessados na carreira docente, embora 1/3 deles tenha pensado, em algum momento, em segui-la. As razões para tanto desinteresse vão desde a baixa remuneração, à rotina desgastante ou mesmo à desvalorização social. Ser professor é um mau negócio. O resultado é que, hoje, faltam mais de 700.000 professores nos ensinos fundamental e médio.

Aqui, diferente de países como EUA, China e Índia, o Dia do Professor é feriado oficial. Comemorado no dia 15 de outubro, foi instituído nacionalmente em 1963 no governo de João Goulart. Seu início remete à década de 1930, quando grupos de professores católicos organizaram iniciativas para comemorar o “Dia da Mestra” e o “Nosso Primeiro Mestre” lançado pela Associação de professores Católicos do Distrito Federal (Rio de Janeiro, naquela época). A data - consagrada à Santa Tereza D’Ávila,  religiosa e escritora reconhecida, proclamada Doutora da Igreja pelo Papa Paulo VI -,  é associada ao Decreto Imperial de D. Pedro I, em 1827. Nele, o imperador ordenava a criação de escolas de “Primeiras letras” em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos do Império.
A criação de um dia comemorativo não significou, contudo, a valorização do professor. Sem dúvida, se olharmos de 1963 para cá, o Brasil avançou em muitos aspectos na educação: diminuiu consideravelmente o analfabetismo, colocou a quase totalidade da população infantil na escola e aumentou consideravelmente o ensino universitário. Tais avanços, no entanto, foram insuficientes e a educação brasileira é, ainda hoje, uma das piores do mundo. A principal razão disso é o desinteresse pelo magistério. Os melhores alunos tendem a se direcionar para carreiras mais bem remuneradas. Resultado: muitas vezes falta uma formação sólida àqueles que devem ensinar.
Outro problema real é a desvalorização social: nas escolas privadas é comum os professores ouvirem dos alunos que seus pais ganham mais ou que eles, professores, são seus empregados. Nas escolas públicas, a desvalorização vem quase sempre do desconhecimento, por parte dos próprios pais, da importância da educação. Junte-se a isso uma rotina desgastante, que inclui uma enorme carga horária de trabalho, dentro e fora de sala de aula.
Tudo isso ocorre no momento em que o Brasil sofre com a falta de mão de obra qualificada em todos os setores. Surge aí um estranho paradoxo: quanto maior a carência de mão de obra, maiores os salários nos diversos setores e, portanto, menos atrativa se torna a carreira do magistério. É preciso educar a população, mas quem vai fazê-lo?
O governo federal vem tentando responder a essa questão com o estímulo à docência. Por um lado, apoiando a multiplicação das licenciaturas. Por outro, concedendo bolsas e criando programas de incentivo à formação de professores. Falta ainda, no entanto, o reconhecimento expresso numa carreira estruturada e numa remuneração adequada.
Em um contexto tão negativo, poderíamos imaginar que os professores fossem uma espécie em extinção. No entanto, eles somam quase 2 milhões de profissionais em todo o Brasil, ensinando mais de 50 milhões de alunos. Nos últimos anos, a qualificação de grande parte dos docentes tem aumentado: percebe-se que eles respondem positivamente quando estimulados e apoiados.
Magistério não é sacerdócio, mas é vocação. Há uma magia indescritível em ensinar, que sem dúvida move a maior parte de nossos mestres a seguir em sua profissão. Há material humano. Há vontade de ensinar e aprender. O que falta é valorizar o professor não somente no seu dia, mas durante todo o ano.