domingo, 17 de março de 2013

ATIVIDADES - REVOLUÇÃO FRANCESA



Revolução Francesa
Os franceses do séc. XVIII viviam uma situação de extrema injustiça social. A França era uma monarquia absolutista (o rei controlava a economia, a justiça, a política e até a religião dos súditos. Não existia democracia ( os trabalhadores não votavam)
Os oposicionistas eram presos na Bastilha (prisão) ou condenados à guilhotina. A sociedade era estratificada e hierarquizada. No topo da pirâmide social, estava o clero. Abaixo a nobreza (rei, sua família, condes, duques, marqueses e outros nobres). A base da sociedade era formada pelo terceiro estado (trabalhadores, camponeses e burguesia) que,  sustentava toda a sociedade com seu trabalho e pagamento de impostos. Os trabalhadores desejavam melhorias na qualidade de vida e de trabalho. A burguesia, mesmo tendo uma condição social melhor, desejava uma participação política maior e mais liberdade econômica. Isso deu início a  Revolução Francesa (14/07/1789) .
O povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI. O primeiro alvo foi a Bastilha. A Queda da Bastilha em 14/07/1789 marca o início da revolução, pois a prisão política era o símbolo da monarquia francesa. O lema dos revolucionários era "Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.
Durante a revolução  grande parte da nobreza deixou a França, porém a família real (rei Luis XVI e Maria Antonieta) foi capturada e guilhotinada. O clero teve os bens (da igreja) confiscados.
Em 1789, a Assembleia Constituinte cancelou todos os direitos feudais e promulgou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que  garantia direitos iguais aos cidadãos, além de participação política para o povo.
Girondinos e Jacobinos-Após a revolução, o terceiro estado começa a se transformar e partidos começam a surgir com opiniões diversificadas. Os girondinos representavam a alta burguesia e queriam evitar a participação dos trabalhadores urbanos e rurais na política.
Os jacobinos representavam a baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo. Liderados por Robespierre e Saint-Just, eram radicais e defendiam mudanças na sociedade que beneficiassem os pobres.
A Fase do Terror - Os radicais liderados por Robespierre, Danton e Marat assumem o poder e organização as guardas nacionais. Estas recebem ordens para matar os oposicionistas  do novo governo. Muitos foram condenados a morte.
A burguesia no poder - Os girondinos assumem o poder e começam a instalar um governo burguês. Uma nova Constituição é aprovada, garantindo o poder da burguesia e ampliando seus direitos políticos e econômico. O general Napoleão Bonaparte é colocado no poder, após o Golpe de 18 de Brumário. Com o objetivo de controlar a instabilidade social e implantar um governo burguês.  Napoleão assumiu o cargo de primeiro-cônsul da França, instaurando uma ditadura.
Conclusão - A Revolução Francesa significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas. A Revolução  influenciou com seus ideais iluministas a independência  de alguns países da América Espanhola e a Inconfidência Mineira no Brasil.

RESOLVA A CRUZADINHA.
1-Quando o rei controlava a economia, a justiça, a política e até a religião dos súditos a monarquia é __________________________________
2- Quando o povo não vota falta ________________________
3 – A sociedade, durante a Revolução Francesa era ____________________
4-  Os condenados á morte na frança eram __________________________________
5- A sociedade francesa era estratificada, composta pelo clero,  nobreza e trabalhadores que sustentava a todos com seu trabalho e pagamento de ________________
6- Os ___________________________ eram chamados de terceiro estado.
7- A _________________________ participou da revolução porque desejava  participação política e mais liberdade econômica.
8- ________________________ era rei da França durante a revolução e foi guilhotinado
9- O que marcou o início da revolução foi a ______________________________
10- Durante a revolução a família real foi guilhotinada e o clero teve os bens _______________________________
11- A Assembleia Constituinte promulgou a Declaração dos __________________ do Homem e do Cidadão
12- A declaração dos direitos Humanos  garantia direitos iguais aos _______________ e participação política.
13- Depois da revolução o povo assume o poder apoiados pelos _________________ que defendiam uma maior participação popular no governo.
14- Os girondinos  não queriam a participação dos trabalhadores colocaram _____________________________ no poder.
15- ______________________________ era o principal líder dos jacobinos.
16- A época da revolução marcada pela organização da guarda nacional e pelo assassinado de muitos foi chamada de __________________________________
17- A Revolução Francesa pôs fim ao absolutismo e aos _________________________ da nobreza. O povo ganhou direitos e passou a ser respeitado.
18- A Revolução  influenciou com seus ideais iluministas a independência  de alguns países e a ________________________________ no Brasil.
 http://profclaugeohist.blogspot.com.br/

39 comentários:

  1. Parabéns!!!Me ajudou a fazer um trabalho!!!

    ResponderExcluir
  2. Professora Alessandra
    quero parabenizá-la pela atividade, vou utilizar a ideía para orientar a metodologia de uma professora de história na minha escola.
    Abraços, Eliane

    ResponderExcluir
  3. Professora Alessandra, parabéns pela atividade... rica e criativa.
    Abraços, Eliane (pedagoga)

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. parabéns pelo seu trabalho,muito bom mesmo!

      Excluir
    2. é uma merda essa porcaria ux

      Excluir
    3. isso é muito interessante adoro história

      Excluir
  5. parbens esta me ajudando muito em uma tarefa

    ResponderExcluir
  6. PARABENS!!!!!!!!!! ME AJUDOU A FAZER UMA TAREFA

    ResponderExcluir
  7. queria as respostas sou um aluno preguisoso de mais para lembrar isso

    ResponderExcluir
  8. sou aluno so quero resposta posta pffff

    ResponderExcluir
  9. Uma forma bem interessante para estudo, considerando que o assunto é imenso. Bem legal

    ResponderExcluir
  10. Gente, as respostas estão no próprio texto.. é só ler.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo ótimo trabalho, uma forma bem interessante de se trabalhar esse tema, uma vez que é muito complexo. Legal.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom seu Trabalho! Criatividade impecável!! Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Olá Alessandra gostei muito de sua atividade, tanto é que ja usei com meus alunos do 8º ano obrigada. Gostaria de pedir se possivel tem várias atividades sua que gostei, mas não conseigo mexer porque estão na caixa de textp ous eja foi escaneada, tem como vc mandar pra mim a atividade sem ser escaneada para que eu possa alterar a letra? abraços email cidfaria@oi.com.br

    ResponderExcluir
  14. Muito boa a atividade...

    ResponderExcluir
  15. Nossa, muito boa sua atividade, vou utilizar em minhas aulas. Abraços Marlui

    ResponderExcluir
  16. Será que vc poderia colocar a resposta!!?

    ResponderExcluir
  17. Muuuito obrigado minha atividade de historia é assim e achei as respostas!! meu professor RAIMUNDO NONATO BACHA LOPES (NATINHO) Plagiou sua atividade essa da cruadinha :( e achei aqui no seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ñ tem quem termini uma atividade dess pq a maioria daí n tem no nosso livro e o nosso professo o Natinho nao botou o texo pra gente

      Excluir
  18. PROFª ALESSANDRA. MEU PROFESSOR RAIMUNDO NONATO BACHA LOPES É UM VAGABUNDO ELE NÃO FAZ PROVA ELE SÓ PLAGIA.Olhe Ai historia!!!!!
    ele preocurar o trabalho para ele passa
    E passa a prova igual o trabalho ainda tira da internet !!!!!!
    ISSO É CRIME PLAGIO!!!!!
    ISSO NÃÕ É PROFESSOR!!!!

    ResponderExcluir
  19. não gostei desse troso porque n tem a bosta das respostas

    ResponderExcluir
  20. quero a resposta da numero 3 por favor

    ResponderExcluir
  21. af quero as respostas alguém dar ?

    ResponderExcluir
  22. Quero as respostas dessas atividades

    ResponderExcluir
  23. Quero a Resposta Da 3 Por Favor Meu Professor Passou Isso Mas Nem Ele Sabe a Resposta Da 3 e Pediu Pra Gente Pesquisar Mas Eu Não Estou Achando Em Lugar Nenhum

    ResponderExcluir
  24. Olá gostaria de saber qual a resposta das questões 2-3-4-9 pois ainda não conseguir completar
    Grato!!!

    ResponderExcluir
  25. Professora Alessandra venho através do seu site pedir desculpas e perdão pelo que eu postei com relação ao meu professor Raimundo Nonato Bacha Lopes
    sei que ele é um excelente profissional, bom profissional e se está profissão é porque é muito competente.
    Professor perdão pelas palavras e desculpas por prejudicar a sua imagem, visto que eu sou um pouquinho preguiçoso para estudar e fiquei chateado.Sendo assim peço humildemente desculpas ao senhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Rafael Soares,
      Atitude de um verdadeiro homem, pronto para desbravar novos caminhos... Parabéns pela humildade de reconhecer seu erro. Você está desculpado. Agora é só pedir desculpas ao seu professor, pessoalmente.
      Um grande e afetuoso abraço!

      Excluir
  26. Há isso me ajudou muito, mas muito mesmo no mei tranalho de historia!Ae meu valeu pelo texto acima da cruzadinha soh q a minha theather fez o favor d nao traze junto da cruzadinha o texto -_- °c° eh q gafe a dela rsrsrsrs.E eh sim, mais um professor sem criatividade no mundo,e uma incrivel plagiadora *w*!eta q vamo longe desse geito h3in!!?
    Valeus pelo texto e pela nota prof.

    ResponderExcluir

Queridos amigos visitantes...
Deixem aqui um comentário, assim poderei melhorar a cada dia.
Obrigada.
Alessandra