quinta-feira, 28 de março de 2013

ATIVIDADE - CICLO DO OURO

Utilizando as palavras abaixo, complete adequadamente as lacunas do texto:

Porto – urbana – açucareira – comerciais – Rio de Janeiro – ouro – interno – moedas – capital – cidades

A mineração alterou o perfil da colônia. Ao contrário da sociedade ______________________ do Nordeste, que tinha uma concentração rural, a vida social econômica nas minas estava centrada nas _______________________, onde se aglomeravam milhares de pessoas. A mineração estimulou, portanto, a expansão da vida _____________________________. A necessidade de abastecer a região das minas com diferentes mercadorias levou ao surgimento de rotas ______________________________ ligando as cidades mineiras a outras regiões da colônia. Em outras palavras, o ouro contribuiu para desenvolver o mercado _______________________________ na colônia. Com o incremento do comércio, cresceu também o volume de ______________________ em circulação na América Portuguesa. Do ponto de vista político, a riqueza trazida pelo _________________ levou a transferência da ___________________ para a cidade do ______________________________, local mais próximo das minas e onde se localizava o _________________________ mais movimentado da colônia.

quarta-feira, 27 de março de 2013

CAÇA-PALAVRAS - HISTÓRIA DO BRASIL REPÚBLICA


HISTÓRIA DO BRASIL REPÚBLICA
- Proclamação da República (15/11/1889)
- 1ª Constituição Republicana (1891): voto aberto; três poderes; exclusão de mulheres, mendigos, analfabetos; presidencialismo.
- Coronelismo: poder dos coronéis = fazendeiros com poder político.
- Política do Café com Leite (SP e MG): voto de cabresto e fraudes eleitorais.
- Política dos Governadores: era uma troca de favores políticos entre governadores e presidente. O presidente apoiava os candidatos dos partidos governistas nos estados, enquanto estes políticos davam suporte a candidatura presidencial e também durante a época do governo.
- Reforma Urbana no Rio de Janeiro – Estilo de vida e arquitetura da Europa: período da Belle Époque.
- A Guerra de Canudos (1893/1897): pobreza, miséria e exploração da população pelo governo.
- Antonio Conselheiro: líder messiânico.
- Cangaço: bandos armados no nordeste; saqueavam fazendeiros e faziam justiça com as próprias mãos; Lampião era o mais famoso.
- Revolta da Vacina (1904): Rio de Janeiro. Crise, desemprego e descontentamento popular. Vacinação obrigatória contra a varíola. Violência nas ruas, confrontos com a polícia e prisões.
- Greves (1901/1920): exploração dos trabalhadores. Greves eram tratadas como caso de polícia pelo governo. Conquistas trabalhistas e fim das greves.

ATIVIDADES - PRÉ-HISTÓRIA

segunda-feira, 25 de março de 2013

CRUZADINHA - O HOMEM NA PRÉ-HISTÓRIA


O HOMEM NA PRÉ-HISTÓRIA

1 - Seres que já apresentavam algumas características semelhantes às do homem moderno.

2 – Nome que se dá ao período da história humana que vai do aparecimento do gênero Homo, há cerca de 2 milhões de anos, até o período de fabricação de armas e utensílios com pedra polida.

3 – Aqueles que não possuem moradia fixa.

4 – Forma de organização política com governo e administração centralizados.

5 – Pinturas e gravuras feitas em paredes de cavernas e em outros abrigos pelos povos pré-históricos.

6 – Modo de vida em que as pessoas possuem moradia fixa.

7 – Domesticavam e criavam animais.

8 – Técnica de trabalhar os metais.

9 – Com ela, o ser humano criou também uma forma de registrar suas ideias e se comunicar.

10 – Período por volta de 8.000 a. C., quando grupos humanos começaram a fabricar armas e utensílios com pedras polidas.

11 – Região localizada no Oriente Médio, que se estendia do Vale do Rio Nilo, no Egito, até as margens dos Rios Tigre e Eufrates.

sexta-feira, 22 de março de 2013

CAÇA-PALAVRAS - DITADURA MILITAR


CAÇA-PALAVRAS - 6º ANO/GEOGRAFIA

ÓTIMO CAÇA-PALAVRAS PARA TRABALHAR COM 6º ANO E REVISÃO DE CONTEÚDO NO 7º ANO

domingo, 17 de março de 2013

ATIVIDADES - REVOLUÇÃO FRANCESA



Revolução Francesa
Os franceses do séc. XVIII viviam uma situação de extrema injustiça social. A França era uma monarquia absolutista (o rei controlava a economia, a justiça, a política e até a religião dos súditos. Não existia democracia ( os trabalhadores não votavam)
Os oposicionistas eram presos na Bastilha (prisão) ou condenados à guilhotina. A sociedade era estratificada e hierarquizada. No topo da pirâmide social, estava o clero. Abaixo a nobreza (rei, sua família, condes, duques, marqueses e outros nobres). A base da sociedade era formada pelo terceiro estado (trabalhadores, camponeses e burguesia) que,  sustentava toda a sociedade com seu trabalho e pagamento de impostos. Os trabalhadores desejavam melhorias na qualidade de vida e de trabalho. A burguesia, mesmo tendo uma condição social melhor, desejava uma participação política maior e mais liberdade econômica. Isso deu início a  Revolução Francesa (14/07/1789) .
O povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI. O primeiro alvo foi a Bastilha. A Queda da Bastilha em 14/07/1789 marca o início da revolução, pois a prisão política era o símbolo da monarquia francesa. O lema dos revolucionários era "Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.
Durante a revolução  grande parte da nobreza deixou a França, porém a família real (rei Luis XVI e Maria Antonieta) foi capturada e guilhotinada. O clero teve os bens (da igreja) confiscados.
Em 1789, a Assembleia Constituinte cancelou todos os direitos feudais e promulgou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que  garantia direitos iguais aos cidadãos, além de participação política para o povo.
Girondinos e Jacobinos-Após a revolução, o terceiro estado começa a se transformar e partidos começam a surgir com opiniões diversificadas. Os girondinos representavam a alta burguesia e queriam evitar a participação dos trabalhadores urbanos e rurais na política.
Os jacobinos representavam a baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo. Liderados por Robespierre e Saint-Just, eram radicais e defendiam mudanças na sociedade que beneficiassem os pobres.
A Fase do Terror - Os radicais liderados por Robespierre, Danton e Marat assumem o poder e organização as guardas nacionais. Estas recebem ordens para matar os oposicionistas  do novo governo. Muitos foram condenados a morte.
A burguesia no poder - Os girondinos assumem o poder e começam a instalar um governo burguês. Uma nova Constituição é aprovada, garantindo o poder da burguesia e ampliando seus direitos políticos e econômico. O general Napoleão Bonaparte é colocado no poder, após o Golpe de 18 de Brumário. Com o objetivo de controlar a instabilidade social e implantar um governo burguês.  Napoleão assumiu o cargo de primeiro-cônsul da França, instaurando uma ditadura.
Conclusão - A Revolução Francesa significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas. A Revolução  influenciou com seus ideais iluministas a independência  de alguns países da América Espanhola e a Inconfidência Mineira no Brasil.

RESOLVA A CRUZADINHA.
1-Quando o rei controlava a economia, a justiça, a política e até a religião dos súditos a monarquia é __________________________________
2- Quando o povo não vota falta ________________________
3 – A sociedade, durante a Revolução Francesa era ____________________
4-  Os condenados á morte na frança eram __________________________________
5- A sociedade francesa era estratificada, composta pelo clero,  nobreza e trabalhadores que sustentava a todos com seu trabalho e pagamento de ________________
6- Os ___________________________ eram chamados de terceiro estado.
7- A _________________________ participou da revolução porque desejava  participação política e mais liberdade econômica.
8- ________________________ era rei da França durante a revolução e foi guilhotinado
9- O que marcou o início da revolução foi a ______________________________
10- Durante a revolução a família real foi guilhotinada e o clero teve os bens _______________________________
11- A Assembleia Constituinte promulgou a Declaração dos __________________ do Homem e do Cidadão
12- A declaração dos direitos Humanos  garantia direitos iguais aos _______________ e participação política.
13- Depois da revolução o povo assume o poder apoiados pelos _________________ que defendiam uma maior participação popular no governo.
14- Os girondinos  não queriam a participação dos trabalhadores colocaram _____________________________ no poder.
15- ______________________________ era o principal líder dos jacobinos.
16- A época da revolução marcada pela organização da guarda nacional e pelo assassinado de muitos foi chamada de __________________________________
17- A Revolução Francesa pôs fim ao absolutismo e aos _________________________ da nobreza. O povo ganhou direitos e passou a ser respeitado.
18- A Revolução  influenciou com seus ideais iluministas a independência  de alguns países e a ________________________________ no Brasil.
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ATIVIDADES - A INCONFIDÊNCIA MINEIRA


A INCONFIDÊNCIA MINEIRA
 Aconteceria em Minas Gerais, 1789, durante o  ciclo do ouro e significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão de Portugal no período colonial.  No final do século XVIII, o Brasil ainda era colônia de Portugal e sofria com os abusos políticos e com a cobrança de impostos. Além disso, a metrópole  decretou uma série de leis que prejudicavam o desenvolvimento industrial e comercial do Brasil. Portugal  proibia o funcionamento de indústrias fabris no Brasil.
Causas . Os brasileiros que encontravam ouro deviam pagar o quinto, ou seja, vinte por cento de todo ouro encontrado acabava nos cofres portugueses. Aqueles que eram pegos com ouro “ilegal” (sem  ter pagado o imposto) sofriam duras penas, podendo até ser degredado (enviado a força para o território africano), enforcado pelo crime de “lesa majestade” (crimes contra o rei).
A exploração do ouro começou a diminuir,  mas mesmo assim Portugal  não diminuía  as cobranças. Portugal criou a Derrama (cada região deveria pagar 100 arrobas de ouro (1500 quilos) por ano para a metrópole, se não pagassem,  os soldados da coroa entrariam nas casas das famílias para retirarem os pertences até completar o valor devido).
Todas estas atitudes foram provocando uma insatisfação no povo e nos donos de minas que queriam pagar menos impostos e ter mais participação na vida política do país. Alguns membros da elite brasileira (intelectuais, fazendeiros, militares e donos de minas), influenciados pelas  ideias de liberdade que vinham do Iluminismo europeu, começaram a se reunir para buscar uma solução definitiva para o problema: a conquista da Independência do Brasil.
O grupo de Tiradentes era formado pelos poetas Tomas Antonio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa, o dono de mina Inácio de Alvarenga, o padre Rolim, e outros da elite mineira. Eles  queriam a liberdade do Brasil em relação a Portugal e implantar o governo republicano. Não defendiam a libertação dos escravos.Os inconfidentes haviam marcado o dia do movimento para uma data em a derrama seria executada. Desta forma, poderiam contar com o apoio de parte da população que estaria revoltada. Porém, um dos inconfidentes, Joaquim Silvério dos Reis, traiu e delatou o movimento para as autoridades portuguesas, em troca do perdão de suas dívidas com a coroa. Todos os inconfidentes foram presos e acusados pelo crime de infidelidade ao rei. Alguns foram degredados para a África, outros foram para a prisão. Só Tiradentes foi condenado a forca em praça pública. Embora fracassada, podemos considerar a Inconfidência Mineira como um exemplo valoroso da luta dos brasileiros pela independência.

Complete as lacunas abaixo e preencha a cruzadinha:
1-     A economia da época da Inconfidência Mineira era a __________________.
2-     A Inconfidência Mineira significou a luta do povo brasileiro pela ________________ em relação a Portugal.
3-    Metrópole do Brasil no período colonial _________________
4-     Dois tipos de impostos cobrados por Portugal dos colonos brasileiros _______________ e ______________
5-     Portugal proibia que o Brasil tivesse _________________
6-     Nome do crime quando alguém “roubava” o rei ___________________
7-     Os criminosos na época da colônia eram condenados a morte por ________________
8-     O _______________ era um imposto pago a Portugal por quem encontrava ouro no Brasil.
9-     A ________________seria um imposto pago a Portugal e quem não conseguisse pagar teria seus bens apreendidos.
10-  Nome do líder da Inconfidência Mineira ________________________
11-  Todos os integrantes do movimento pela Inconfidência Mineira eram da  ____________ colonial (os mais ricos)
12-  A inconfidência Mineira foi Influenciada por ideais do ________________ europeu.
13-  Para os inconfidentes a solução para o fim das explorações de Portugal sobre a colônia seria a ______________
14-  O objetivo da Inconfidência Mineira era fazer o Brasil se tornar independente de Portugal e proclamar a __________________________
15-  A Inconfidência Mineira não chegou a acontecer porque o movimento foi ____________________
16-  A Inconfidência Mineira não queria a libertação dos ______________________
17-  Joaquim Silvério dos Reis traiu a Inconfidência Mineira em troca do _______________ de suas dívidas com Portugal.
18-  Muitos participantes do movimento mineiro foram degredados para a ________________
19-  De todos os participantes do movimento só Tiradentes foi ___________________
20-  Todos os participantes do movimento foram presos pelo crime de __________________________ao rei.
21-  A Inconfidência Mineira não aconteceu, fracassou, mas é um exemplo da luta dos brasileiros pela __________________
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