quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Ética e Cidadania na Educação

O ideal de uma formação para o exercício da cidadania e para a conduta ética -, está entre os objetivos mais amplos e ao mesmo tempo, mais consensuais da ação educativa escolar.
Os direitos fundamentais do homem estabelecem faculdades da pessoa humana, que permitem sua breve classificação do seguinte modo: 

  • Os direitos de liberdade, como por exemplo, a liberdade de consciência, de propriedade, de manifestação do pensamento, de associação, etc.
  • Os direitos de participação política, tais como a igualdade de sufrágio: o direito de voto e de elegibilidade, o direito de petição, entre outros, tais como os direitos de iniciativa popular, iniciativa de leis que cabe aos cidadãos;
  • Os direitos sociais, que abrangem os direitos de natureza econômica, como por exemplo, o direito ao trabalho, de assistência à saúde, à educação, etc.
  • Os direitos chamados de quarta geração, ou seja, ao meio ambiente preservado (obviamente, ao mesmo corresponde a obrigação de preservação dos bens que a natureza do planeta concedeu aos homens) e à qualidade de vida.
Preparar para a cidadania é possibilitar aos nossos alunos a consciência dos seus direitos e deveres, o direito de estar bem informado para poder contribuir com as suas decisões, o direito a manifestar seus pensamentos, buscar sua autonomia e ao ser autônomo assumir responsabilidades, buscar a sua independência no pensar e agir ao mesmo tempo que assume seus deveres perante os outros. Estes são os preceitos básicos da educação democrática.

Enfim, "Cidadania: direito de ter direitos".


"Enquanto educadores, estamos acostumados a olhar crianças e adolescentes simplesmente como alunos, estudantes. Esquecemos que diante de nós estão seres humanos em processo de desenvolvimento físico, psíquico e social".
Rubem Alves


A cada instante, em todas as circunstâncias, o ser humano deve agir com ética, respeitando os direitos dos outros; defendendo os próprios direitos lutando pela justiça, trabalhando pelo progresso e combatendo ações que fujam dos objetivos da cidadania.
Cuidar dos Patrimônios Públicos
Cuidar do Meio Ambiente
Dar amor, carinho e proteção às pessoas
Saber fazer as coisas certas
Cuidar da natureza

Um comentário:

  1. Grandes nao sao os erros!
    Mas as vitorias de ter tentado conserta-los!
    Meu maior orgulho é ter trabalhado e ter aprendido com uma pessoa tao especial e tao amiga!assim como vc(!!)*--*,
    vc foi,mas seu lugar esta e sempre vai estar guardadinho aquiS2 no meu coraçao!
    Nao sou e nem fui a melhor..mas me considero uma das q te fez sorrir um dia!
    Bjo imenso em vc e sua familia linda!
    Te amo d+
    minha eterna professora de historia!
    (...../yara/....)

    ResponderExcluir

Queridos amigos visitantes...
Deixem aqui um comentário, assim poderei melhorar a cada dia.
Obrigada.
Alessandra