sexta-feira, 22 de junho de 2012

A HORA É AGORA!! VAMOS LÁ PROFESSORES E DEMAIS SERVIDORES MUNICIPAIS DE UNAÍ - MG.

A passeata realizada hoje (22/06), foi organizada pela Comissão de Professores Municipais e colaboração do SINDSMAIU (Sindicato dos Servidores Públicos de Unaí – MG).

A mesma foi realizada devido à implantação da Lei do Piso Nacional do Magistério, que não vem sendo aplicada pela Prefeitura Municipal de Unaí, pois alegam não poder conceder este aumento por estar em ano eleitoral. Entretanto, isso não é aumento. Isso é direito do servidor. Sempre alegam (prefeito e vice-prefeito), em reuniões com a Comissão, que não podem aplicar a Lei para não caírem na Lei de Responsabilidade Fiscal.
Seria de suma importância lembrar que, em governo que há inúmeros cargos comissionados com salários exobitantes e comissões extras, não se enquadram na referida lei.
O senhor Prefeito, em reunião com a Comissão, quando solicitado que diminuísse o número desses cargos e das comissões sob os salários, deixou claro que isso era inviável, pois se a Prefeitura caminha é por causa desses comissionados, que são melhores funcionários que os efetivos, uma vez que raramente apresentam atestados médicos.
A ex-secretária de educação, em sua tese de mestrado pela UNB, nos anos de 2010 e 2011, defende que a saúde do professor do município está completamente ligada ao seu dia-a-dia nas escolas, onde há inúmeras cobranças de diretores (indicados pelo prefeito, vice-prefeito e secretário de educação) e aos baixíssimos salários percebidos pela categoria, além de uma jornada de trabalho de 12 horas, uma vez que a maioria dos professores trabalham em duas ou três escolas com o objetivo de perceber um salário maior para dar uma vida digna à sua família.
 




No período da tarde, a partir das 15:00, nos reunimos na Câmara Municipal, pois no dia 18/06, houve nesta casa, a votação unânime, em primeiro turno do Projeto de Lei, proposto pelos vereadores, que concede aumento de cerca de 40%, a partir do ano de 2013 a prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e vereadores.
A votação em segundo turno estava marcada para a próxima segunda-feira (25/06), porém ao saber que havia paralisação dos professores para o mesmo dia, adiantaram a votação para hoje, na esperança de que não comparecêssemos.
Na tarde de ontem (21/06), o senhor prefeito  convocou a imprensa e declarou que não sabia da existência desse projeto. 
Como o senhor prefeito não sabia, se o vereador líder de governo, votou a favor do aumento?
 É bom esclarecer que, o mesmo vereador, quando indagado sobre tal declaração do senhor prefeito,  disse para os representantes da Comissão que a comunicação ao mesmo foi feita.
A Plenária da Câmara ficou lotada de professores e demais servidores municipais. O referido projeto não foi votado e os vereadores presentes na reunião extraordinária, comprometeram-se em nos apoiar nesta luta, firmando o compromisso de pressionarem o Executivo sobre nossa causa, principalmente no que se refere ao Orçamento para 2013.
 



 
 
  
  
 
PROFESSOR EVERTON MUNIZ DEFENDEU FERVOROSAMENTE PROFESSORES E DEMAIS SERVIDORES MUNICIPAIS

Informamos aos senhores vereadores que ficassem cientes de que, enquanto a nossa situação não estiver resolvida, iremos continuar com nossas paralisações, com os professores nas ruas, pois é muito falta de respeito com essa categoria.

PISO É LEI.
LEIS FORAM FEITAS PARA SEREM CUMPRIDAS E NÃO DISCUTIDAS... 

A COMISSÃO CITADA ACIMA É COMPOSTA PELOS SEGUINTES PROFESSORES:

Ronivaldo José de Oliveira – Presidente
Alessandra Ferreira – Vice-presidente
Sandra Mara Dias – Representante da Comissão do FUNDEB
Everton Muniz – Representante do Conselho Municipal de Educação
Fabiani Januária – Primeira Secretária
Márcia Rosana – Segunda Secretária
Luciene Mendes – Membro da Comissão
Djaida Coimbra – Membro da Comissão
Werusk Rosa – Colaboradora da Comissão
Eliana Alves – Colaboradora da Comissão

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto. Estamos juntos na luta pela implantação do piso salarial em Unaí>

    ResponderExcluir

Queridos amigos visitantes...
Deixem aqui um comentário, assim poderei melhorar a cada dia.
Obrigada.
Alessandra