quinta-feira, 1 de agosto de 2013

FAMA DO MÊS DE AGOSTO

EPISÓDIOS HISTÓRICOS QUE DERAM A 
FAMA DE MAU AO MÊS DE AGOSTO.

Massacre de São Bartolomeu - em 24 de agosto de 1572, ocorreu o massacre de São Bartolomeu em Paris, que nos dias seguintes espalhou-se por outras cidades. Católicos, sob incitação dos reis da França, atacaram os protestantes. O número de mortos é estimado entre 5 e 30 mil. 
                                    
Ocupação de Praga pela URSS - Em 20 de agosto de 1968, os tanques da União Soviética ocuparam a cidade de Praga, capital da atual República Tcheca, pondo fim à chamada Primavera de Praga, um movimento que visava a reformar o regime comunista na então Tchecoslováquia, humanizando-o. 
                         
Renúncia de Richard Nixon - Os Estados Unidos também passaram por um trauma político, com a renúncia do presidente Richard Nixon, pouco antes da votação de seu impeachment, em 9 de agosto de 1974. O fato se relacionava ao chamado escândalo de Watergate, em que estava envolvida, como em muitos outros escândalos, a CIA, agência de inteligência dos EUA.


Fim da Segunda Guerra Mundial - O mês de agosto se prolongou no ano de 1939: em 1º. de setembro, Hitler invadiu a Polônia e teve início a Segunda Guerra Mundial. O conflito se estendeu até agosto de 1945 e teve um saldo de mortes estratosférico: cerca de 40 milhões, das quais 6 milhões podem ser atribuídas ao racismo nazista, que promoveu o holocausto contra os judeus.
 
Suicídio de Getúlio Vargas - No Brasil, o oitavo mês do ano veio com momentos de crise: em 24 de agosto de 1954, o presidente Getúlio Vargas se suicidou em resposta aos ataques de seus opositores. O impacto provocado pela notícia e a divulgação da carta-testamento foi intenso: manifestações populares de apoio a Vargas estouraram em todo o país.

Renúncia de Jânio Quadros - Os maus ventos de agosto também sopraram o presidente das vassourinhas. Cerca de sete meses após a posse, isolado política e socialmente, Jânio Quadros renunciou ao cargo em 25 de agosto de 1961, deixando o país imerso numa grande crise política. Acreditava que a população clamaria por sua volta, mas sabe o que aconteceu? O vice João Goulart foi empossado em seu lugar, após o desfecho da Campanha da Legalidade.
 
Falecimento de Juscelino KubitschekNum acidente de carro, na via Dutra, perto de Resende (RJ), o 22 de agosto de 1976 nos levou o popular presidente Juscelino Kubitschek, que construiu Brasília. Cassado pela ditadura, seu funeral foi marcado por manifestações de massa, apesar da proibição do AI 5 a qualquer movimento em torno de elementos punidos pelo regime militar.
 
Morte de Marilyn Monroe - Símbolo sexual do século XX, morreu em 1962, no dia 5 de agosto. Tinha 1,66 metro de altura, 94 cm de busto, 61 de cintura e 89 de quadril. Atriz de "Os Homens Preferem as Loiras", na verdade, tinha os cabelos pintados.
 
Morte de Carmem Miranda - O que é que a baiana tem? A pergunta, título de canção consagrada, parecia instigar a multidão (cerca de meio milhão de pessoas) que acompanhou o cortejo fúnebre de Carmen Miranda, em 5 de agosto de 1955. Apesar de portuguesa no registro de nascimento, foi a identidade cultural brasileira que a tornou superstar em Hollywood.

Lançamento da bomba atômica sobre o Japão -  Em 6 de agosto de 1945, o mundo tomou conhecimento de uma nova arma de guerra, cujo poder de destruição era maior do que tudo anteriormente visto. A bomba atômica foi lançada sobre a cidade japonesa de Hiroshima por um bombardeiro B-29. O avião foi batizado com o nome de Enola Gay, homenagem à mãe de seu comandante.

http://educacao.uol.com.br/album/agosto-fatos-historia_album.htm#fotoNav=14

Um comentário:

  1. Querida Alessandra seus trabalhos são fantásticos, mas falta as respostas...que tal postar? Bjs de Luzzzzzzzzzzzzz

    ResponderExcluir

Queridos amigos visitantes...
Deixem aqui um comentário, assim poderei melhorar a cada dia.
Obrigada.
Alessandra