segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

PROJETO AFRO: “A EDUCAÇÃO EM PRETO E BRANCO”


PROJETO AFRO: “A EDUCAÇÃO EM PRETO E BRANCO”
ESCOLA MUNICIPAL PADRE JOSÉ DE ANCHIETA
e
ESCOLA MUNICIPAL TEODORO CAMPOS

PÚBLICO-ALVO: ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO
PROFESSORA: ALESSANDRA FERREIRA

Justificativa:
Tendo em vista o alto nível de preconceito racial no Brasil, especialmente em nossa região, vê-se necessário abordar medidas eficazes de combate a essa prática, buscando maneiras legais para envolver o negro num contexto igualitário, como qualquer cidadão dotado de direitos e deveres.
O negro, tema principal deste projeto, vem a cada dia, buscando seu ideal de ego, muitas vezes arraigado pela concepção de modelo ideal ditado pelos brancos, que se julgam superiores e tentam de todas as formas subjugá-los.
Baseando-se nestes fatos, temos por meta, trabalhar os costumes, tradições e valores dos africanos e seus descendentes, que é de suma importância para a real valorização de nossas origens, visto que somos frutos de grande miscigenação étnica.
A meta do projeto é, prioritariamente, combater o racismo dentro da instituição escolar uma vez que, de acordo com estudiosos do tema, toda forma de preconceito surge dentro dela.

Problematização:
Alto grau de desvalorização da cultura afro, agente causador de preconceito e discriminação raciais.

Recursos Humanos:
Professores, supervisor, direção, alunos e demais funcionários da escola.

Objetivos:
·      Valorizar a cultura e as tradições africanas presentes em nossa sociedade.
·        Conscientizar os alunos sobre a importância da cultura negra, levando-os a tratá-los como cidadãos comuns, respeitando plenamente seus valores.
·        Amenizar as práticas racistas em nosso ambiente escolar.
·        Desenvolver o senso de respeito em nossos alunos e incentivá-los para que divulguem o que aprenderam em seus lares e na comunidade que estão inseridos.
·        Valorizar em todos os âmbitos, a pluralidade cultural existente no Brasil e em nossa comunidade.
·        Elevar a auto-estima e promover reflexões sobre o legado africano.

Hipótese: 
Colocar em prática as leis de valorização aos negros, procurando torná-los mais respeitados na sociedade e que possam exercer melhor sua cidadania.

Desenvolvimento:
Serão trabalhados diversos assuntos referentes ao tema “História da Cultura Afro-Brasileira”, distribuídos da seguinte forma:

·        Produções de texto;
·        Frases;
·        Poemas e poesias;
·        Textos informativos (situação dos negros na sociedade – ontem e hoje - / violência, castigos, “liberdade”, ideal de ego, Quilombos, saúde e hábitos alimentares, religião predominante entre os afros – Candomblé e Umbanda – etc.);
·        Leitura de livros dos Kits literários doados pela SEMED na realização do projeto do ano passado;
·        Paródias;
·        Músicas;
·        História da capoeira;
·        Danças diversas;
·        Desenhos;
·        Peças teatrais;
·        Gráficos sobre a população negra no país;
·        Filmes;
·        Personalidades antigas (Zumbi, Ganga-Zumba, etc.) e contemporâneas (Mandela, Luther King, Pelé, Milton Nascimento, etc.)
·        Fantoches;
·        Brincadeiras;
·        Artesanato (balaios, esteiras, redes, bijuterias, confecção de bonecas, etc.)
·        Trajes típicos;
·        Mural;
·        Entrevistas com pessoas negras;
·        Jograis;
·        Receitas;
·        Mensagens;
·        Etc.

Culminância:
A culminância do Projeto dar-se-á em dois momentos:
·        Hora Cívica previamente agendada pela direção da escola.
·        Culminância do projeto “A Educação em Preto e Branco”, idealizada pela SEMED em Unaí, a realizar-se em praça pública, com apresentação dos melhores trabalhos desenvolvidos pelos alunos em cada instituição de ensino.

Avaliação:
A avaliação do projeto será diária, realizada pelos professores em suas específicas disciplinas, observando-se o interesse, a participação ativa e o comprometimento dos alunos em cada atividade desenvolvida.

Um comentário:

  1. Muito bom, gostaria de saber se você tem algo sobre o dia do índio.

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Alessandra