sábado, 28 de julho de 2012

CRUZADINHA - POLUIÇÃO

DIVERSOS TIPOS DE POLUIÇÃO
A poluição sonora ocorre quando o som altera a condição normal de audição. Ela não se acumula no meio ambiente, como as outras poluições, mas causa danos ao corpo e à qualidade de vida. Ela é provocada pelo som das indústrias, canteiros de obras,  transporte, etc. Estes ruídos provocam ,além de alterações comportamentais e orgânicas, como insônia,  estresse, depressão,  perda de audição, agressividade, perda de atenção e concentração, perda de memória, dores de cabeça, aumento da pressão arterial, cansaço gastrite e úlcera, queda de rendimento escolar e no trabalho, surdez . A OMS (Organização Mundial da Saúde), decretou o dia 7 de maio o Dia do Silêncio. Para medir o nível de ruído usa-se o decibelímetro.  
Poluição das águas - As principais causas são poluição e contaminação por poluentes e esgotos através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle. Por isso, os governos têm incentivado a exploração de aqüíferos (grandes reservas de água doce subterrâneas). Na América do Sul, temos o Aquífero Guarani cuja maior parte fica no Brasil. Problemas gerados pela poluição das águas: cerca de 3 bilhões de habitantes vivem sem condições sanitárias. Um milhão não tem acesso à água potável, por isso espalham-se diversas doenças como diarréia, esquistossomose, hepatite e febre tifóide, que matam mais de 5 milhões por ano. Como solução para os problemas dos recursos hídricos, foi realizado no Japão, em 2003, o III Fórum Mundial de Água. Foram aprovadas medidas  de preservação dos recursos hídricos. Estes documentos reafirmam a importância da água doce para a vida e saúde das pessoas e defende que, para que ela não falte, alguns desafios devem ser  superados: o atendimento das necessidades básicas da população, a proteção dos ecossistemas e mananciais, a valorização da água, a divisão dos recursos hídricos e a eficiente administração dos recursos hídricos.                                             
Poluição do ar: Começou com a  Revolução Industrial. As grandes cidades que sofrem os efeitos dessa poluição são: São Paulo, Tóquio, Nova Iorque  e  Cidade do México, que  estão na lista das mais poluídas do mundo. A poluição é resultado da queima de combustíveis fósseis como, carvão mineral e derivados do petróleo (gasolina e diesel).  A queima destes produtos lança monóxido de carbono e dióxido de carbono (gás carbônico) na atmosfera. Estes dois combustíveis  geram a energia que  alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Por isso, deixá-los atualmente é difícil. Esta poluição tem gerado doenças respiratórias (bronquite, rinite alérgicaalergias e asma). E tem prejudicado os ecossistemas e o patrimônio histórico e cultural em geral. Fruto desta poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e vai corroendo, monumentos históricos. O clima também é afetado, está aumentando a temperatura do planeta, causando o tão discutido Aquecimento Global.
 
AGORA RESOLVA A CRUZADINHA:
1) Principal conseqüência da poluição do ar: ____________
2) Destrói  plantas e até corroi monumentos: ____________
3) Problema de saúde causado pela poluição do ar:  __________________
4) A poluição do ar só começou a partir da:  _____________
5) Poluição que não se acumula no ambiente: ___________
6) Uma das cidades mais poluídas do mundo: ___________
7) A queima dos poluentes é importante porque: _________
8) A poluição do ar se dá pela queima de combustíveis: ________________________
9) Os principais poluidores do ar são: petróleo e __________
10) A queima de combustíveis fosseis joga no ar: ________________________________
11) Aparelho que mede o som: ________________________
12) Uma das formas de contaminação da água: ______________________________
 13) São grandes reservas de água subterrânea: ________________________
14) A poluição da água causa a falta de: _______________
15) O Fórum Mundial das Águas aprovou medidas de preservação dos ________________________
 16) Maior Aquífero da América do Sul: _________________
 17) O acordo Japonês para preservação da água aconteceu no_____________________
RETIRADO DE: http://profclaugeohist.blogspot.com.br/

4 comentários:

  1. Gostei muito da cruzadinha que você postou, "peguei" para meus alunos, risos. Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Qual gabarito da cruzadinha?

    ResponderExcluir
  3. Amei essa atividade vou copiar e trabalhar com meus alunos do 6º ano

    ResponderExcluir
  4. cade as respostas da cruzadinha

    ResponderExcluir

Queridos amigos visitantes...
Deixem aqui um comentário, assim poderei melhorar a cada dia.
Obrigada.
Alessandra